Colmeia Langstroth

Ao utilizar uma colmeia Langstgroth, o apicultor está oferecendo às abelhas proteção contra intempéries e predadores

Foi um apicultor e estudioso norte-americano chamado Lorenzo Lorraine Langstroth que estudou a fundo essa arquitetura apícola, e planejou uma colmeia racional, tendo como base o espaço abelha.

Ao utilizar uma colmeia Langstgroth, o apicultor está oferecendo às abelhas proteção contra intempéries e predadores. Ela oferece qualidade de abrigo muito superior aos encontrados na natureza. É por isso que uma colmeia racional garante às abelhas condições para que possam se multiplicar e produzir ao máximo.

A colmeia Langstroth é de expansão vertical, dividida em módulos. É composta pelo fundo, que serve de apoio para toda a estrutura; pelo ninho ou câmara de cria, onde as abelhas se instalam e a rainha faz postura; uma ou mais melgueiras, onde o mel será armazenado; e a tampa, que recobre toda a estrutura. Na base, na parte frontal, está o alvado, que é a entrada da colmeia.

É construída em madeira de boa qualidade, de preferência de espécies mais resistentes como: cedro, angelim, cumaru, ipê e eucaliptos (citriodora, tereticornis e camaldulensis).

O ninho abriga quadros de madeira e arame, onde são fixadas placas de cera alveolada, nas quais as abelhas constroem favos de postura e de armazenamento de mel. É a maior estrutura entre todos os módulos da colmeia.

No Curso Planejamento e Implantação de Apiário, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará mais informações a respeito de outras formas de fabricação de colmeias. Segundo Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, coordenador do curso, "com essas medidas em mãos, o apicultor, com experiência em carpintaria, pode optar por fabricar suas próprias colmeias Langstroth, o que não é difícil, e pode representar redução de custo na implantação de um apiário".

Equipe de Redação 19-09-2011 Apicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.