Como fazer o planejamento de um apiário

A presença de uma flora apícola de boa qualidade, que apresente floradas bem distribuídas e volumosas, é o primeiro fator na escolha de um local para a instalação do apiário

Primeiro, é preciso considerar, como um conceito básico, que um apiário é um conjunto de colmeias artificiais, distribuídas de forma a facilitar o manejo das abelhas. Depois, é necessário lembrar que o apiário deverá estar em uma área com bom potencial de flora apícola e que ofereça segurança à vizinhança e ao próprio apicultor, por causa do comportamento defensivo das abelhas.

Escolha do local

A presença de uma flora apícola de boa qualidade, que apresente floradas bem distribuídas e volumosas, é o primeiro fator na escolha de um local para a instalação do apiário. Mas, as questões listadas acima também deverão ser levadas em conta na hora de planejar a instalação do apiário. A boa localização é um dos principais fatores a influenciar a produção, o manejo e também os custos.

Características ideais de um local para a implantação de um apiário

Floradas: distância máxima 1.500m, de acordo com a localidade do apiário. Segurança: distância mínima de 200m de residências, estradas, caminhos, currais, construções, locais onde existam animais presos, locais onde ocorra movimentação. Acesso: facilitado para o veículo que faz o transporte de materiais e equipamentos. Umidade: terreno deve ser bem drenado, não sujeito a enchentes. Declividade: sem restrições (exceto facilidade de acesso e manejo). Ventos: deve ser um local protegido de ventos fortes e predominantes. Insolação: deve receber a luz do sol diretamente apenas parte do dia. Fonte de água: distância máxima: 300m, caso ocorra dificuldade, instalar bebedouros nas proximidades do apiário. Inimigos: o terreno deverá estar livre do ataque de formigas.

Capacidade suporte

Não existem no Brasil pesquisas que indiquem a capacidade suporte das diferentes floradas para um apiário. Entretanto, a experiência de muitos apicultores e observações de estudiosos têm mostrado que se levando em consideração o raio de ação das abelhas de 1.500 m, em uma área com flora apícola de qualidade mediana, é possível instalar apiários pequenos, com um número de colmeias variando entre 10 a 20, com produção média esperada em cada uma de aproximadamente 25kg por ano.

Definido o número de colmeias, deve ser planejada a sua distribuição no terreno. Elas serão organizadas lado a lado, em uma, duas ou três fileiras, conforme o formato da área a ser ocupada. Entre cada uma das colmeias, deverá haver um espaço de circulação de pelo menos dois metros. Se estão muito próximas, durante o manejo de colmeias vizinhas, aumentará muito o risco de ataques ao apicultor e de pilhagem entre colônias.

Implantação

Antes de instalar o apiário, será preciso fazer a limpeza do terreno, com a retirada de toda a vegetação arbustiva e herbácea que esteja no local onde as colmeias serão colocadas. De preferência, a área deve ser capinada, mantida sem nenhuma vegetação ou revestida com grama que deverá ser plantada no local. Essa preparação tem de ser feita antes da chegada das colmeias para reduzir o estresse. Novas capinas periódicas e manutenção, ou o corte da grama, serão necessários posteriormente para a manutenção do apiário.

Após a limpeza, são colocados os suportes das colmeias, que deverão ter meio metro de altura. Eles têm a função de manter a caixa acima do solo e, principalmente, facilitar o manejo da colmeia, com a caixa ninho e as melgueiras ficando a uma altura que permita sua observação e manuseio.

Os cavaletes podem ser de vários tipos. Além dos cavaletes de madeira, em apiários fixos, podem ser usados cavaletes fixos de alvenaria ou cavaletes móveis, tanto de madeira como de metal. A escolha dependerá do custo e da durabilidade esperada.

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, coordenador do Curso Planejamento e Implantação de Apiário, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "a transferência das colônias deverá ser feita somente depois que toda a infraestrutura do apiário estiver pronta. Dessa forma, as abelhas terão maior tranquilidade na fase de estabelecimento em seu novo local de vida. Vale destacar que essa transferência é feita à noite e, portanto, o acesso ao local deverá ser facilitado para permitir a chegada do veículo de transporte das caixas e o carregamento até os suportes, na parte central do apiário".

Equipe de Redação 26-06-2012 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.