Extração e processamento do mel

Durante o processamento, deve-se cuidar de alguns detalhes importantes para manter a qualidade do mel

O mel pode ser considerado o único produto natural doce que contém açúcares, enzimas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana. É, sem dúvida, um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais.

As abelhas produzem o mel a partir do néctar das flores e o armazenam nos favos em estruturas denominadas alvéolos. Em função das espécies de flores, o mel tem sua cor, seu sabor e seu perfume diretamente relacionados com a predominância da florada.

As condições ideais de armazenamento, depois do produto acondicionado em vidros limpos e esterilizados, é de preferência sob resfriamento, à temperatura de 4ºC a 8ºC. Se o mel foi acondicionado e armazenado em condições ótimas de temperatura e higiene, aconselha-se consumi-lo em até seis meses após a extração.

Extração

O processamento do mel "in natura" começa com a recepção das melgueiras com favos, seguida da retirada dos opérculos na mesa desoperculadora. A extração é feita por centrifugação em um equipamento chamado centrífuga. O mel centrifugado passa por filtragem em uma peneira e é colocado em um tanque decantador, onde as partículas estranhas serão separadas do produto por decantação. O mel pode, então, ser filtrado, novamente, com elemento filtrante mais fino. Poderá ser armazenado em um tanque homogeneizador, à espera de novas etapas, ou poderá chegar ao tanque envasador, onde será embalado para a venda no atacado ou no varejo.

Processamento

Durante o processamento, deve-se cuidar de alguns detalhes importantes para manter a qualidade do mel:

Avaliação dos favos: Não deverão ser centrifugados favos com a presença de ovos, larvas ou pupas, mesmo que tenham mel em boa parte dos alvéolos.

Desoperculação: Só se deve extrair mel de favos com pelo menos 80% dos alvéolos operculados. Deve-se fazer a desoperculação de todo o favo, não deixando partes com opérculos (do contrário, há queda de rendimento na extração).

Extração: É preciso distribuir os quadros homogeneamente na centrífuga. A temperatura mínima do ambiente de extração é 25ºC. A aceleração deve ser feita lentamente. A partir da extração, o mel deve circular por tubulação fechada, sem contato com o ar.

Decantação: Em um período mínimo de 48 horas.

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, coordenador do Curso Processamento de Mel Puro e Composto, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que todos que trabalham no processamento devem ter cuidados redobrados com a higiene pessoal. Após as operações de processamento, todo o equipamento deve ser higienizado com água fervente.

Equipe de Redação 12-09-2012 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.