O Zangão tem a função de reprodução dentro da colmeia

Eles fazem voos diários em torno da colmeia e são atraídos pelo feromônio sexual da rainha

São do sexo masculino, não possuem ferrão e têm como função a reprodução. Suas larvas resultam de ovos não-fecundados, num fenômeno natural conhecido como partenogênese.

Os zangões nascem 24 dias após a postura do ovo e atingem a maturidade sexual aos 12 dias de vida. Vivem de 80 a 90 dias e dependem única e exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver, podendo ser expulsos da colmeia nos períodos de escassez de alimento, o que causa sua morte. O número de zangões na colmeia varia de acordo com a quantidade de alimentos.

Eles têm um faro muito apurado para identificar quando uma rainha executa seu voo nupcial, podendo ser este o voo da morte do zangão. Eles fazem voos diários em torno da colmeia e são atraídos pelo feromônio sexual da rainha. Se a encontram e conseguem fazer a cópula, eles morrem logo após.

O sistema reprodutivo desenvolvido da rainha e do zangão mantém a espécie há centenas de milhares de anos.

O Curso Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta mais informações a respeito não só do Zangão como também da Abelha Operária, da Abelha Rainha e o Ciclo de Vida das Abelhas dentro da Colmeia. A coordenação técnica desse curso ficou a cargo da doutora Etelvina Conceição Almeida da Silva, Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e do Professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, da Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia (UESB).

Equipe de Redação 25-08-2011 Apicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.