Como processar mel puro e composto

Quando bem processado, a comercialização do mel é muito lucrativa

Processamento de mel puro e composto

O mel é formado pela transformação do néctar colhido pelas abelhas. Essa transformação acontece já no transporte até a colmeia, por causa das alterações químicas. O mel maduro contém 30% de glicose, 45% de frutose, além de diversas vitaminas e minerais.

Depois da colheita dos favos de mel, o apicultor inicia uma fase de grande importância. Nela, a combinação de cuidados higiênicos necessários à manipulação de alimentos, com eficiência e criatividade no processamento e comercialização, pode tornar o negócio muito rentável.

O processamento do mel in natura começa com a recepção das melgueiras com favos; seguido da retirada dos opérculos. A extração é feita por centrifugação, no equipamento próprio. O mel passa por filtragem em uma peneira e é colocado em um tanque decantador, no qual as partículas estranhas são separadas por decantação.

Depois, segundo o professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, no curso Processamento de Mel Puro e Composto, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "o mel pode ser filtrado, novamente, com um elemento filtrante mais fino. Pode ser armazenado em um tanque homogeneizador, à espera de novas etapas de processamento, ou pode chegar ao tanque envasador, onde será embalado para venda no atacado ou no varejo".

http://www.youtube.com/watch?v=eL3G8mXbrME

Tecnologia e Treinamento 07-04-2010 Apicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.