Produção de mel composto

A fabricação de mel composto é uma forma de agregar valor ao produto, atendendo uma clientela cada vez mais numerosa, interessada em alimentos naturais e de ação terapêutica. É uma mistura de mel e extratos ou tinturas vegetais, e, também, de outros subprodutos das abelhas, como extrato de

O aspecto mercadológico do mel composto está diretamente relacionado aos efeitos de cada produto misturado

O mel composto é uma mistura de mel e extratos ou tinturas vegetais, e, também, de outros subprodutos das abelhas

A fabricação de mel composto é uma forma de agregar valor ao produto, atendendo uma clientela cada vez mais numerosa, interessada em alimentos nacturais e de ação terapêutica. É uma mistura de mel e extratos ou tinturas vegetais, e, também, de outros subprodutos das abelhas, como extrato de própolis, geleia real e pólen.

Para produzi-lo, o equipamento utilizado é o misturador, cuja principal característica é conseguir homogeneizar produtos com densidades muitos diferentes, como é o caso do mel, mais denso, e os extratos que são líquidos. Após o processo de mistura, o produto é embalado da mesma maneira que o mel "in natura", a partir de um tanque envasador ou em sistemas automatizados. A embalagem mais usada é o pote de vidro, de 130 ou de 300 g, mas, também, algumas empresas utilizam os sachês para consumo individual, colocados em potes de plástico contendo 180 g ou cartelas com número variável de sachês.

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, coordenador do Curso Processamento de Mel Puro e Composto, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que o aspecto mercadológico do mel composto está diretamente relacionado aos efeitos de cada produto misturado.

Própolis: é uma resina que as abelhas coletam nas plantas e utilizam, principalmente, para calafetar e impermeabilizar frestas da colmeia. Tem uma ação desinfetante e é considerada um antibiótico natural. Misturada ao mel, é indicada para gripes, resfriados, distúrbios gastrointestinais como úlceras e outras infecções.

Agrião: conhecido por sua ação expectorante, o extrato de agrião é usado em mistura com mel e própolis, potencializando sua ação. Indicações: gripes, resfriados, bronquites e tosses com catarro.

Eucalipto: potencializa a ação preventiva e curativa da própolis e é recomendado como expectorante potente nas tosses com catarro e em bronquites. Indicações: gripes, resfriados, bronquites e tosses com catarro.

Guaco: é uma planta conhecida na medicina popular por sua ação anti-inflamatória e fluidificante das vias aéreas superiores. Na mistura com mel e própolis, é indicada para gripes e tosses secas.

Pólen: é rico em proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e hormônios. É, também, uma excelente fonte de energia. Quando misturado com mel, é indicado para atletas em diversos tipos de dietas.

Geleia real: contém proteínas (18 aminoácidos); vitaminas A, C, D, E e todo o complexo B; e inúmeros minerais. Misturada ao mel é indicada na prevenção de doenças arterioscleróticas, como estimulante sexual, na alimentação de doentes crônicos ou convalescentes, no combate à depressão e à insônia.

Equipe de Redação 31-05-2013 Apicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.