Manejo adequado é igual a menores custos de produção de leitões

É muito importante preparar e cuidar da fêmea antes do parto

Manejo de Leitões - Maternidade

Os cuidados com os leitões recém-nascidos começam antes do nascimento. A porca gestante necessita de atenção especial para prepará-la para receber os leitões. Além disso, é preciso dar assistência permanente durante o parto para garantir o maior número possível de leitões nascidos vivos. É essencial observar os partos sempre que possível, pois, se houver algum problema durante o mesmo, pode-se salvar a porca e, às vezes, a leitegada inteira.

A matriz deve produzir o maior número possível de leitões por parto, a maior quantidade de partos por ano e o máximo de leitões desmamados em cada parto. Para isso, o criador deve levar em conta as perdas desde a fertilização até o nascimento, e no período anterior ao desmame. É preciso entender todo o processo para obter o máximo de rentabilidade na produção comercial de suínos.

O professor Paulo César Brustolini, zootecnista e coordenador técnico do curso Manejo de Leitões, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá uma dica importante "um cálculo interessante deixa claro o prejuízo representado pela perda de 5% dos leitões, no nascimento, por leitegada, no caso de uma porca que consome cerca de 230kg de ração." Segundo o professor Paulo, com 5% dos leitões nascidos  mortos, inviáveis ou que perderam vida logo após o nascimento, o produtor terá um desperdício anual de 5,5 toneladas de ração.

O preparo da fêmea antes de chegar o momento do parto merece muita atenção, ela deve ser vacinada contra paratifo com vacina antibacteriana. A matriz precisa, ainda, receber uma dose de vermífugo, entre 10 e 20 dias antes do parto. Dez dias antes, iniciam-se os preparativos para a higienização da maternidade e da porca. A cela parideira precisa ser bem raspada, lavada e desinfetada, ficando sem uso por 48 horas.

Só então, a fêmea poderá ser conduzida à maternidade, 5 a 10 dias antes da data prevista para o parto. Conduza-a calmamente com o auxílio de corredores e de tábua de manejo, sempre nas horas mais quentes do dia, quando inverno, e nas horas mais frescas, quando verão. A higienização do animal requer o uso de água e sabão de coco, com a utilização de uma escova macia.

http://www.youtube.com/watch?v=kJPTvyWZiUs

Marconi Vieira 25-04-2011 Suinocultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.