Normas de biossegurança garantem a qualidade da carne suína

As regras devem ser seguidas com rigor, a fim de evitar contaminações e doenças no rebanho

Manejo de Leitões - Do Nascimento ao Abate

A biossegurança é um conjunto de regras e procedimentos que devem ser rigorosamente seguidos para evitar a entrada de agentes infecciosos, tais como vírus, bactérias, fungos e parasitas, no plantel de suínos. Além disso, também visa controlar a disseminação desses entre os diferentes setores ou grupos de animais dentro do sistema de produção.

Esse deve ser planejado de forma que esteja o mais isolado possível de outros criatórios ou aglomerados. Essa precaução é para evitar ao máximo a propagação de doenças por via aérea e por meio de vetores como roedores, moscas, cães, gatos, aves e animais selvagens.

O acesso ao criatório deve ser restrito ao trânsito de pessoas e veículos. A portaria deverá ser o único local de entrada na granja. Em suas dependências devem estar inclusos o escritório e o banheiro junto à cerca que contorna todo o local, numa posição que permita controlar a circulação.

Qualquer produto ou equipamento que necessite ser introduzido na granja deverá ser previamente avaliado em relação à possível presença de agentes contaminantes. De acordo com o professor Paulo César Brustolini, coordenador técnico do curso Manejo de Leitões, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "caso haja suspeita de riscos de contaminação, é preciso realizar uma desinfecção antes de introduzi-lo na granja. Para isso, deve-se construir um sistema de fumigação junto à portaria".

Todos os dias, os funcionários devem tomar banho e trocar a roupa na entrada do criatório. Os colaboradores também devem ser treinados sobre os princípios de controle de doenças, que não permite a visitação a outras criações de suínos. Caso ocorra essa visitação a outros rebanhos, abatedouros ou laboratórios, é preciso esperar um período mínimo de 24 horas para a nova entrada.

http://www.youtube.com/watch?v=-RnSRo5nQzc

Marconi Vieira 28-04-2011 Suinocultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.