Raças estrangeiras de suínos

A suinocultura, ao longo dos anos, desenvolveu-se muito gerando um mercado cada vez mais especializado. Isto tem acontecido devido à grande demanda da carne suína, que por ser a mais consumida no mundo tem um papel fundamental no crescimento acelerado da população mundial.

Duroc, Hampshire e Yorkshire são algumas raças estrangeiras de suínos

Raça Duroc

A suinocultura, ao longo dos anos, desenvolveu-se muito gerando um mercado cada vez mais especializado. Isto tem acontecido devido à grande demanda da carne suína, que por ser a mais consumida no mundo tem um papel fundamental no crescimento acelerado da população  mundial.

Conheça algumas raças estrangeiras de suínos:

Duroc

Essa raça foi desenvolvida nos Estados Unidos. Os animais da raça Duroc pesam entre 70 a 90 kg aos 6 meses de vida; aos 12, 160 kg os machos e 130 kg as fêmeas. A cabeça desses animais é de tamanho mediano, a face é ligeiramente cavada, o focinho é médio, a fronte é larga entre as orelhas e os olhos. As orelhas têm tamanho mediano, inclinadas para frente e levemente para fora, apresentando uma curva para frente e para baixo. Os olhos são vivos, brilhantes e salientes. As mandíbulas devem ser moderadamente largas, cheias, lisas e sem papadas.

A pelagem dos animais desta raça é vermelha uniforme. Os pelos são lisos e cobrem bem a superfície corporal. A cor castanha esta ligada a animal grosseiro, e as claras, à moleza.  Os suínos da raça Duroc são grandes produtores de banha e toucinho.

Hampshire

Raça Hampshire

É uma raça muito popular nos Estados Unidos, criada principalmente para produção de carne fresca. Esse animais têm tamanho médio e chegam a pesar de 200 a 300 kg quando adultos, 60 kg aos 6 meses, 135 kg aos 12 e aos 18 meses.  Possuem pelagem preta com uma faixa abrangendo os membros anteriores. O couro é fino e macio. As cerdas são de comprimento médio, finas, lisas, regularmente distribuídas. Têm pescoço curto e leve, ligando bem a cabeça à paleta. O corpo é bastante comprido, regularmente musculado, não muito espesso, sendo intermediário como porco de carne. Os membros de médio comprimento, ossatura regular, articulações e cascos fortes, quartelas quase direitas, dispostos em quadrilátero no solo, separados e aprumados.

Os animais da raça Hampshire são porcos ativos, vigorosos, vivos, rústicos, graciosos, de aspecto atraente, um pouco esbelto. Sua aptidão dominante é a produção de carne fresca.

Yorkshire

A raça suína Yorkshire é descendente de porcos grandes que existiam no Norte da Inglaterra. Os animais dessa raça pesam em média de 100 a 120 kg aos 6 meses de vida, de 150 a 200 kg aos 12 meses, atingindo, na idade adulta, peso máximo de 500 kg. Esses animais possuem a cabeça de tamanho mediano, proporcional, apresentando perfil côncavo, fronte larga, olhos afastados um do outro. Têm o focinho largo, mas sem ser grosseiro. As orelhas são de tamanho mediano, delgadas, levemente voltadas para frente, apresentando franjas de cerdas finas. As ganachas são secas, sem papadas.

A pelagem dessa raça é branca, com pelos finos, sedosos e levemente cerrados. A pele deve ser rosada, macia, elástica, fina e sem rugas, apresentando, algumas vezes, manchas azuladas. Os membros são compridos, proporcionalmente finos, apresentam articulações secas e firmes.

Os suínos da raça Yorkshire apresentam bom temperamento, são vivos, rústicos e vigorosos. São suínos voltados para a produção de carne. O toucinho distribui-se igualmente pela carcaça.

Confira os Cursos CPT da área Suinocultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 07-06-2013 Suinocultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.