Agroturismo: como preservar o ambiente em áreas visitadas

É fundamental que a propriedade procure disciplinar seu visitante, despertando-o para procedimentos preventivos que minimizem o esforço de limpeza

 

O agroturismo é um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

O agroturismo surgiu na Europa, na década de 60, onde as pessoas das cidades iam para o meio rural, se hospedavam nas propriedades e estabeleciam um relacionamento diferente dos habituais nos centros urbanos. No agroturismo, o relacionamento do turista é muito pessoal: ele não é uma ficha de cadastro e nem mais um número, é uma pessoa especial.

Na preocupação com o aspecto saudável e a beleza cênica das áreas visitadas, quer naturais, quer artificiais, além de ações permanentes de limpeza, é fundamental que a propriedade procure disciplinar seu visitante, despertando-o para procedimentos preventivos que minimizem o esforço de limpeza.

Nessa linha, além de coletores estrategicamente posicionados, sugere-se a instalação de placas de educação ambiental que procurem conscientizar o visitante quanto à importância de sua contribuição no processo de preservação, higiene e beleza do ambiente que visita e usufrui.

Destinação do  lixo

O lixo é um problema inevitável na propriedade rural. Com a presença da atividade do turismo, a correta organização do lixo deve receber atenção especial. Os principais tipos de lixo gerados, são: papel, restos de alimentos, plástico, vidro, alumínio e outros metais. O melhor é organizar a sua separação em todos os setores do empreendimento turístico, providenciando coletores em vários pontos visíveis, tanto nas áreas de acesso do turista quanto nas áreas exclusivas de serviço.

Procure não queimar o lixo. Alguns materiais são extremamente tóxicos à saúde humana e prejudicam as plantas e os animais. O turista, além de desfrutar do lazer e do descanso, precisa sentir que sua presença não está prejudicando a natureza e a comunidade. Se não houver nenhuma possibilidade de levar o lixo inorgânico para uma usina de reciclagem, o mais recomendável é separar o material inorgânico e levá-lo para os coletores de lixo do município mais próximo.

Cuidados com as águas

A qualidade da água é um elemento indispensável para o funcionamento de uma estrutura turística. É preciso ter muitos cuidados quanto à pureza e à disponibilidade da água para o atendimento aos clientes.

Lembre-se: a qualidade da água influencia diretamente na disposição dos visitantes, podendo causar sérios problemas de diarreia e desidratação. A atenção deve ser redobrada aos turistas estrangeiros que, normalmente, são muito mais sensíveis à mínima variação da qualidade da água consumida.

Recomposição de áreas degradadas

Terrenos que apresentem sinais de degradação, como erosão, devem ser recuperados, com a cobertura vegetal do solo através da utilização de técnicas eficientes de reflorestamento e cultivos consorciados. Pode-se utilizar espécies complementares, árvores frutíferas, árvores com efeito ornamental, colorindo a paisagem, dentre outros.

Práticas de conservação do solo

Utilize técnicas de conservação do solo. Algumas são muito simples e podem acabar com a erosão, permitindo um melhoramento constante da fertilidade para o plantio agrícola. Empregue equipamentos agrícolas adequados. Faça o plantio correto alternando culturas e construindo curvas de nível no solo.

No Curso Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você aprenderá mais formas de preservar o ambiente em áreas visitadas, como: Tratamento Adequado do Esgoto e a Questão Paisagística e a Atividade da Propriedade.

Equipe de Redação 18-05-2012 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.