A complexidade das empresas rurais, analisadas no contexto interno e externo, aliada à competitividade do sistema, precisa continuamente realocar, reajustar e reconciliar seus recursos disponíveis com os objetivos e oportunidades oferecidos pelo mercado.
As empresas rurais, independentemente de seu tamanho, necessitam solucionar problemas e tomar decisões em três níveis: estratégico, gerencial e operacional. O estratégico é o mais elevado, composto pelos proprietários e diretores responsáveis pelos assuntos globais da empresa. As decisões no nível estratégico são do tipo: o que e quando fazer, baseadas nas condições externas - incertezas, ameaças e oportunidades de mercado - e na capacidade estrutural e financeira da empresa.
Planejar é uma palavra apropriada para se projetar um conjunto de ações para atingir um resultado claramente definido, quando se tem plena certeza da situação em que as ações acontecerão e controle quase absoluto dos fatores que asseguram o sucesso no alcance dos resultados.
O planejamento estratégico é um instrumento elaborado para que o empresário possa visualizar sua atuação futura. Sendo assim, normalmente, é projetado para longo prazo, com uma abordagem global, definindo o que produzir e o quanto produzir nos anos seguintes.
As funções administrativas de uma empresa são:
Segundo Fabiano Alvim Barbosa, coordenador do Curso Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, deve ser feito um planejamento para cada um dos níveis da propriedade, ou seja, para o nível estratégico, para o nível gerencial e para o operacional. O planejamento estratégico define o rumo da empresa, ou seja, seus objetivos e suas metas. Serve para visualizar a atuação futura da propriedade. Normalmente, é projetado para longo prazo, definindo o que produzir nos anos seguintes.
O planejamento deve ser feito pelo proprietário, em conjunto com o administrador, chefes de setores, consultor técnico e outros que possam contribuir para o processo. Todas as decisões devem ser escritas para que não se perca nenhuma ideia.