Empresa rural - critérios para tomada de decisão

O administrador é a pessoa envolvida na tomada de decisão do negócio e deve considerar vários fatores do processo produtivo, na empresa e no mercado, para alcançar seus objetivos. Os objetivos estão limitados, principalmente, pelos recursos de terras, benfeitorias, máquinas e equipamentos, além do

A carência de controles gerenciais tem levado os pecuaristas ao uso de regras de decisão muitas vezes inadequadas, no sentido de maximizar seus lucros

  O administrador, em conjunto com seus consultores técnicos, deve avaliar estratégias alternativas para alcançar seus objetivos

O administrador é a pessoa envolvida na tomada de decisão do negócio e deve considerar vários fatores do processo produtivo, na empresa e no mercado, para alcançar seus objetivos. Os objetivos estão limitados, principalmente, pelos recursos de terras, benfeitorias, máquinas e equipamentos, além do capital disponível.

Os fatores envolvidos na escolha dos objetivos são influenciados pelas necessidades presentes e futuras de cada negócio, de políticas de desenvolvimento, idade, atitudes de riscos, preferências pessoais, tradição, paradigmas, nível social, situação financeira, entre outros fatores.

Fabiano Alvim Barbosa, coordenador do Curso Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, relata que a falta de controle de custos faz com que os pecuaristas baseiem-se em apenas um ou poucos parâmetros para tomar a decisão de vender os animais. Surgem, então, "receitas" tais como comparar o preço do boi gordo com o preço de animais para reposição. A fragilidade dessas regras é clara, quando se leva em conta que o animal para reposição não é a única fonte de custo para o pecuarista. O aumento do custo dos demais insumos (adubos, defensivos, vacinas, ração, assistência técnica, etc.) aumentaria a proporção ótima entre boi gordo e animais de reposição, sendo contrário o efeito em caso de redução do custo dos demais insumos. Dessa forma, a própria melhoria tecnológica da produção, com consequente redução de custos unitários, deveria alterar a "regra" de comercialização dos pecuaristas. Além disso, na agricultura existe o problema de não conseguir mudar a estratégia da escolha da cultura após o plantio da mesma, ou, ainda, ter que vender a produção mesmo com o preço baixo, devido ao aumento da oferta no mercado, pois não tem como estocar a sua produção.

Além das "regras" de preços, algumas vezes as decisões são tomadas em função de situações e necessidades de momento, como a falta de capital de giro para continuar o negócio ou de pastagem para manter o rebanho total. Isso demonstra a realidade da falta de planejamento na agropecuária de maneira geral.

A carência de controles gerenciais tem levado os pecuaristas ao uso de regras de decisão muitas vezes inadequadas no sentido de maximizar seus lucros. Isso mostra que de nada adiantaria a adoção de tecnologia moderna, caso os mesmos cuidados não fossem tomados sob a ótica gerencial.

O administrador, em conjunto com seus consultores técnicos, deve avaliar estratégias alternativas para alcançar seus objetivos, comparando-as e avaliando os resultados de cada uma delas. O processo de tomada de decisão deve envolver os seguintes passos:

  • Identificar e definir o problema;
  • Coletar dados, fatos e informações relevantes;
  • Identificar soluções alternativas e analisá-las;
  • Tomar a decisão selecionando a melhor alternativa;
  • Implementar a decisão;
  • Avaliar os resultados e assumir a responsabilidade pelos resultados.

Dessa maneira, consegue-se minimizar os riscos na hora de tomar a decisão, escolhendo aquela que melhor servirá na situação em questão.

Equipe de Redação 17-07-2013 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.