Planejamento estratégico de propriedades rurais

Para se fazer um planejamento estratégico eficiente, o produtor deve ter em mente seis fases sequenciais e concatenadas. Primeiramente, o produtor vai definir quais serão as atividades básicas na propriedade. Em seguida, deve fazer um diagnóstico geral do imóvel, para conhecer profundamente a sua

Escolha das atividades, diagnóstico, missão, vantagens competitivas, projeto e gestão são os seis passos para um planejamento estratégico de sucesso

O segundo passo do planejamento é estabelecer um diagnóstico completo da propriedade

Para se fazer um planejamento estratégico eficiente, o produtor deve ter em mente seis fases sequenciais e concatenadas. Primeiramente, o produtor vai definir quais serão as atividades básicas na propriedade. Em seguida, deve fazer um diagnóstico geral do imóvel, para conhecer profundamente a sua área de trabalho. Feito o diagnóstico, o produtor define a missão de sua propriedade rural. Sabendo o caminho a seguir e onde se quer chegar, o produtor ressalta as vantagens competitivas do negócio a ser implementado. Após esses quatro passos, o produtor estará pronto para conceber o projeto de sua propriedade e aí é só fazer gestão do mesmo, porém, pautada em informações técnicas integrais da base onde se vai trabalhar. Vamos conhecer um pouco mais de cada um desses passos.

Escolha das atividades

Para se iniciar o planejamento, deve-se, primeiro, saber onde se quer chegar. Devem-se conhecer todas as tendências globais, para definir muito claramente quais as atividades nas quais você irá atuar. A definição da propriedade, ou até mesmo de uma menor dentro de uma grande propriedade, deve ser feita com base nas características que viabilizem e potencializem o desenvolvimento das atividades planejadas.

Diagnóstico

O segundo passo do planejamento é estabelecer um diagnóstico completo da propriedade:

- Realize um levantamento planialtimétrico, identificando os principais usos da terra e as construções existentes, de maneira a facilitar o planejamento posterior;

- Identifique as classes de solos existentes, as tipologias florestais, os atuais diferentes usos da terra e as áreas de interesse específico (nascentes, áreas degradadas, etc), que contribuam para o desenvolvimento das atividades futuras;

- Faça uma prospecção mineral expedita para avaliar a necessidade de uma pesquisa de subsolo, para análise de uma exploração comercial;

- Avalie a qualidade das águas na propriedade, de forma a avaliar a existência de água mineral e a potabilidade da mesma para consumo interno.

Missão

A missão da empresa rural é definida no terceiro passo do planejamento estratégico. A missão é que define o núcleo central do empreendimento e norteia as atividades e direciona, de qualquer lugar, a qualquer tempo, em qualquer situação, a direção que deve ser seguida para atingir os objetivos já definidos. A missão deve ser clara e sintetizar tudo aquilo que se pretende com a sua empresa rural.

Vantagens competitivas

No quarto passo, o produtor vai realizar uma análise criteriosa para identificar as vantagens que a sua empresa rural possui e as desvantagens que ela, eventualmente, apresenta. O produtor deve criar cenários que enfatizem as vantagens existentes e dar condições materiais e pessoais para desenvolver as vantagens que ainda não tem, e minimizar as desvantagens que possui. Mas, para se conseguir esse objetivo, é necessário que o produtor pesquise as tendências atuais do mercado e conheça outras empresas que estejam atuando na mesma área, já definida para a sua empresa, de forma a melhorar os processos já existentes ou, até mesmo, criar novos processos.

Projetos

Para elaborar os projetos de execução, no quinto passo, o produtor necessita de todas as informações de sua propriedade e do contexto socioeconômico regional. Com todas as informações disponíveis, elaboram-se os projetos de infraestrutura geral e de cada unidade necessária ao empreendimento. Os projetos devem ser muito detalhados, de forma a viabilizar uma implantação rápida e fiel ao planejamento. Os projetos de cada unidade produtiva e o de infraestrutura vão constituir o projeto geral para o empreendimento.

Gestão

O sistema organizacional e administrativo é estruturado paralelo à implantação da infraestrutura. É definido a partir do estabelecimento dos setores, do pessoal e das bases comerciais que devem estar associadas à gestão da informação.

A empresa deve concentrar o seu foco na atuação, em apenas uma ou, no máximo, duas atividades principais. Ao aumentar o número de atividades, há uma divisão natural de esforços que pode criar uma condição de diminuição da capacidade produtiva, que vai acarretar em uma diminuição da competência e da sustentabilidade.

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Equipe de Redação 09-09-2013 Administração Rural
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