Técnicas adequadas para o cultivo de café

Para ter sucesso em qualquer cultura, ter um ambiente natural favorável não é suficiente

 

Em um planejamento estratégico, a aptidão ambiental é importante para a definição da cultura, mas é preciso também utilizar as melhores técnicas para produzir boa quantidade e com qualidade.

É isso que você deverá levar em conta na sua propriedade. Escolhida a cultura, você terá de utilizar as técnicas adequadas de cultivo. É claro que a aplicação delas tem de ser viável economicamente. Mas, é absolutamente indispensável que a cultura seja implantada e conduzida de forma correta, sem improvisos, para que possa garantir uma boa colheita.

Características da cultura

A espécie Coffea arabica, por exemplo, cujas variedades são as mais cultivadas no Brasil, apresenta as seguintes exigências climáticas e de solo:

  • Altitude: variando entre 450 e 800m.
  • Temperatura média mínima: variando de 18 a 22°C.
  • Precipitação anual: bem distribuída, variando entre 600 e 1.500mm.
  • Solos: mais profundos e bem drenados.

As variedades do café arábica são as que produzem café fino, de aroma e sabor mais apreciados no mundo, alcançando os maiores preços no mercado.

A implantação do cafezal

Segundo Edson Carlos Schwambach, coordenador do Curso Administração da Pequena Empresa Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a implantação do cafezal segue os seguintes passos:

  • Escolha da área: deve ser plana ou levemente ondulada, não sendo aconselháveis terrenos com declividade maior que 18%.
  • Preparo da área: depende da cobertura vegetal da área (capoeira, culturas permanentes, pastagens ou culturas anuais), pode ser feito de forma manual ou mecânica. No caso de solos compactos, a aração deve ser feita a 20 a 30cm de profundidade.
  • Definição do espaçamento: depende de fatores como cultivar a ser plantada, equipamentos utilizados, topografia da área e fertilidade do solo. Espaçamentos convencionais: variam de 1,5 a 2,5m entre plantas e 3,0 a 4,0m entrelinhas.
  • Abertura de covas: é feita manual ou mecanicamente nas dimensões de 40x40x40cm. Separe a terra mais fértil retirada da cova (porção superficial) para misturar com adubo no momento do plantio.
  • Plantio: deve ser feito no período chuvoso, sendo que as mudas devem ter de quatro a seis pares de folhas aclimatadas ao sol. Use ainda cobertura morta em torno da muda para que a umidade do solo seja mantida e para que a competição com ervas daninhas seja reduzida.

Equipe de Redação 25-06-2012 Administração Rural
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.