Trabalhador rural: saiba como evitar acidentes

Quando estiver desempenhando suas funções, o trabalhador rural deve saber como evitar acidentes, para não colocar sua saúde e sua vida em risco.

Quando estiver desempenhando suas funções, o trabalhador rural deve saber como evitar acidentes, para não colocar sua saúde e sua vida em risco

Trabalhador rural: saiba como evitar acidentes

O trabalhador rural deve saber como evitar acidentes quando estiver desempenhando suas funções. Mas cabe ao dono da propriedade rural, gerente ou responsável dar o treinamento adequado para evitar acidentes de trabalho. Caso aconteçam, os gastos poderão ser bastante elevados, com médicos, indenizações, prejuízos nos equipamentos e na produção, além do pior: o risco de morte do funcionário.

"Os princípios fundamentais de segurança, higiene e medicina do trabalho são os mesmos recomendados para os demais tipos de exploração econômica. Sendo assim, geram regulamentação oficial, inspeção das condições de trabalho, normas técnicas e treinamento de trabalhadores", afirma o professor Luiz Augusto de Carvalho Martins, do Curso CPT Segurança no Trabalho Rural.

Em se tratando do trabalho rural, os riscos de acidentes são ainda maiores, pois muitas funções dos trabalhadores rurais requerem a utilização de ferramentas manuais, máquinas, implementos, veículos, produtos químicos, substâncias inflamáveis, entre outros, que podem provocar graves acidentes, caso não haja treinamento em segurança do trabalho.

Trabalhador rural, siga alguns cuidados e evite acidentes:

1. Cada ferramenta tem uma função específica e deve estar sempre em condições de uso, para evitar acidentes. Os objetos cortantes devem estar devidamente afiados, sem ferrugem e limpos. Os objetos que requerem montagem devem estar encaixados da forma correta, para não soltarem durante o seu manuseio.

2. Quando estiverem sendo utilizadas, as ferramentas devem ser manuseadas de forma a não colocar em risco o funcionário que a manuseia, muito menos quem estiver por perto. Se não estiverem sendo utilizadas, as ferramentas devem ser acondicionadas em caixas, ou mesmo encaixadas em quadros fixos.

3. Muitas ferramentas necessitam do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como óculos, luvas, perneiras, botas e capacetes. Dessa forma, o funcionário estará desempenhando suas funções na mais perfeita segurança.

4. Quando for atear fogo em restos culturais ou roçados, deve-se ter bastante cuidado para que o fogo não se espalhe. Por isso, antes de proceder à queimada, é preciso fazer a limpeza (acero) do terreno ao redor do material propício a lançar fagulhas a outros locais.

5. Durante tempestade elétricas, o trabalhador rural deve se proteger em abrigos seguros. É estritamente proibido ficar próximo de linhas elétricas, cercas (elétricas ou não), árvores isoladas, tratores, rebanhos, açudes (ou qualquer outro lugar com água) e alto de morros.

6. Ao trabalhar nos tratores, é necessário que eles estejam com a manutenção em dia. Além disso, o trabalhador rural deve trabalhar nas rotações e velocidades adequadas às atividades que desenvolve.

Por Andréa Oliveira

Fontes: De Olho no Campo e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 27-08-2015 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.