O que é agricultura natural

A agricultura natural é um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, que procuram tirar o máximo proveito da potencialidade da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais locais.

A agricultura natural é um sistema que recorre ao princípio de reciclagem dos recursos naturais e enriquecimento do solo

  O princípio básico da agricultura natural consiste na liberação plena da potencialidade das forças naturais do solo

A agricultura natural é um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, que procuram tirar o máximo proveito da potencialidade da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais locais.

Shiro Miyasaka, coordenador do Curso Agricultura Natural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que a harmonia e a prosperidade dos seres humanos e de todos os tipos de vida podem ser asseguradas por meio dapreservação do ecossistema, em obediência às leis da natureza e, sobretudo, através do respeito ao solo.

O princípio básico da agricultura natural consiste na liberação plena da potencialidade das forças naturais do solo. O problema básico da agricultura é, portanto, o desconhecimento da verdadeira natureza do solo. A agricultura praticada, hoje, menospreza o poder dos solos e considera o poder dos insumos modernos, que não passam de substâncias complementares.

Tecnicamente, a agricultura natural procura tirar o melhor proveito das ações climáticas envolvendo os solos, os seres vivos, a energia solar, os recursos hídricos, etc. Em outras palavras, as técnicas de cultivo da agricultura natural fundamentam-se no método natural de formação do solo, porém, esse método conta com a interferência humana, em obediência às leis da natureza.

Em outros tempos, a agricultura nômade tirava proveito da fertilidade natural da terra virgem para a produção agrícola. Quando seus recursos se esgotavam, ela era abandonada, passando-se a ocupar novas áreas. A terra degradada era deixada em abandono para que a natureza se incumbisse de refazer o solo naturalmente. Na agricultura natural, o homem interfere diretamente, contando, para tanto, com a força da natureza e com todos os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo da evolução humana para, rapidamente, restabelecer o solo produtivo. Assim, prioriza-se, na agricultura natural, a adoção de um sistema de exploração agrícola que venha a acelerar o processo de reversão do solo desgastado à terra virgem original. Essa recuperação do solo é processada durante a fase de exploração agrícola, a fim de que o trabalho de reversão não seja antieconômico.

Baseado nisto, a agricultura natural enfatiza, em suas recomendações, o uso intensivo de compostos, cobertura morta, adubos verdes e outros recursos naturais e microrganismos do solo, assim como o controle biológico de pragas, controle bio-mecânico de ervas daninhas, dentre outras técnicas.

Pode-se dizer, portanto, que a agricultura natural é um sistema de exploração agrícola que recorre aos conhecimentos mais avançados da ciência, em todas as áreas. Na prática, é um sistema que recorre ao princípio de reciclagem dos recursos naturais e enriquecimento do solo com matéria orgânica e microrganismos, considerando que este é o único caminho que pode tornar a exploração agrícola duradoura , racional e sustentável.

Equipe de Redação 23-11-2012 Agricultura Orgânica
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.