Aplicação de produtos químicos nas lavouras

Basicamente, são três as operações de aplicação de produtos químicos nas lavouras, ou seja, a distribuição de calcário para a correção do solo, a aplicação de adubos em cobertura e a aplicação de outros produtos, como herbicidas, inseticidas e fungicidas.

Os produtos químicos destinados a fazer controle de plantas invasoras, e doenças, são comercializados de forma concentrada

  Os pulverizadores são equipamentos constituídos, basicamente, por um depósito de material não corrosivo, uma barra onde estão localizados os bicos de pulverização, e uma bomba

Basicamente, são três as operações de aplicação de produtos químicos nas lavouras, ou seja, a distribuição de calcário para a correção do solo, a aplicação de adubos em cobertura e a aplicação de outros produtos, como herbicidas, inseticidas e fungicidas.

Distribuição de calcário

Existem dois tipos de distribuidores de calcário, que são os distribuidores por gravidade e os distribuidores a lanço, podendo ser do tipo disco distribuidor ou sistema pendular.

Os distribuidores por gravidade possuem um depósito com orifícios na parte inferior, por onde o calcário é distribuído em filetes contínuos sobre o solo. Estes orifícios possuem abertura regulável, permitindo, assim, obter diferentes vazões, de acordo com a dosagem recomendada.

Os distribuidores a lanço possuem uma esteira no fundo do depósito que é a responsável por transportar o calcário para ser lançado sobre os dispositivos distribuidores (discos ou pêndulos). Essa esteira é acionada pela própria roda pneumática do equipamento, onde existem opções de variar a sua velocidade, variando a vazão de calcário para obter a dosagem recomendada.

Além da velocidade da esteira, existe na parte traseira do depósito, uma comporta por onde sai o calcário que permite variar a sua abertura, controlando a quantidade de produto que cairá. Dessa forma, variando a abertura dessa comporta, consegue vazões diferentes de calcário.

Adubação de cobertura

A adubação em cobertura pode ser feita por cultivadores-adubadores, ou por adubadores de cobertura. Os cultivadores-adubadores são implementos equipados com enxadas para cultivar nas entrelinhas da cultura e possuem também sistemas de distribuição de adubo, na forma de filete contínuo, ao lado da fileira de plantas. Já os adubadores de cobertura são implementos destinados exclusivamente a fazer adubação em cobertura. São muito empregados em sistemas de plantio direto, onde não se faz controle mecânico do mato na cultura.

Pulverização

Os produtos químicos destinados a fazer controle de plantas invasoras, e doenças, são comercializados de forma concentrada. Portanto, é necessário fazer a diluição em água. Nesses casos, normalmente, são utilizados os pulverizadores.

Os pulverizadores são equipamentos constituídos, basicamente, por um depósito de material não corrosivo, uma barra onde estão localizados os bicos de pulverização, e uma bomba. A bomba é a responsável por conduzir a calda do depósito até os bicos pulverizadores, sob pressão, para ser aplicado com eficiência na cultura. O produto químico, em pó solúvel, ou de forma líquida, quando diluído em água e colocado dentro do depósito do pulverizador, constitui a calda de pulverização.

Bruno Otto Mewes, coordenador do Curso Treinamento de Tratorista - Regulagem de Implementos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que independente do tipo de equipamento utilizado, sempre que for realizar uma pulverização, é muito importante ter em mãos o catálogo dos bicos de pulverização. Esses bicos podem operar com pressões diferentes, o que permite obter diferentes vazões de aplicação. Dessa forma, o pulverizador torna-se um equipamento bastante versátil, atendendo a todas as dosagens de pulverização recomendada.

Equipe de Redação 23-10-2012 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.