Classificação do café quanto ao tipo de bebida

A classificação do café é uma importante etapa no processo de produção e é feita com o objetivo de determinar a qualidade. Essa classificação deve ser feita por um profissional habilitado. Mas, fique atento, é importante que você, cafeicultor, saiba como ela é realizada e, principalmente, como

O provador realiza a prova em uma mesa apropriada, geralmente, circular e giratória, e ele determina o sabor do café por meio da combinação do gosto e do aroma

  A classificação do café tem por objetivo enquadrá-lo em diferentes padrões de qualidades

A classificação do café é uma importante etapa no processo de produção e é feita com o objetivo de determinar a qualidade. Essa classificação deve ser feita por um profissional habilitado. Mas, fique atento, é importante que você, cafeicultor, saiba como ela é realizada e, principalmente, como interpretá-la, pois, a partir dos resultados, será possível adotar estratégias para melhorar o sistema de produção.

A classificação do café tem por objetivo enquadrá-lo em diferentes padrões de qualidades que são: classificação por tipo; classificação quanto ao tipo de bebida; classificação quanto às características de qualidade do produto. Hoje, veremos a classificação quanto ao tipo de bebida.

Classificação quanto ao tipo de bebida

Essa classificação, também conhecida como "prova de mesa", é feita para determinar alguns padrões de sabor e aroma do café. O provador realiza a prova em uma mesa apropriada, geralmente, circular e giratória, e ele determina o sabor do café por meio da combinação do gosto e do aroma.

A prova de mesa é feita da seguinte forma: inicialmente o café deve ser torrado e logo em seguida  moído em moinhos especiais, que permitem obter a granulação apropriada para essa finalidade. Em seguida, deve-se colocar 10g do café em pó em cada xícara, para, depois, acrescentar em cada uma delas 100ml de água pura, quase fervendo.

Segundo Mauri Martins Teixeira, coordenador do Curso Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a infusão obtida deverá ser mexida com uma concha apropriada, quando o provador deverá sentir o aroma desprendido da mesma, a fim de fazer um julgamento preliminar do tipo de bebida do café. Feito isso, deve-se retirar o material sobrenadante para que se possa fazer o exame final da bebida. Para isso, o provador deverá retirar uma concha do conteúdo da xícara para prová-lo, fazendo uma forte sucção do líquido com a boca. Ele deverá permanecer com o líquido na boca, apenas o tempo suficiente para sentir o sabor da bebida, quando então deverá expeli-lo, em uma cuspideira, colocada ao lado da mesa de prova.

A classificação do café arábico, por exemplo, pode ser feita baseada nos seguintes critérios:

Bebida mole: quando possuir um gosto agradável, brando e doce. Esse é o melhor padrão de bebida.

Estritamente mole: quando a bebida apresentar todos os padrões de aroma e sabor da bebida mole, porém mais acentuados.

Dura: quando o café apresentar gosto adstringente (acre), semelhante à nódoa de banana verde e paladar áspero, mas sem gostos estranhos.

Riado: quando a bebida apresentar um leve sabor químico, semelhante ao do ácido fênico;

Rio: quando o aroma e o sabor da bebida forem inferiores aos padrões do riado, o que faz com este seja classificado como a pior bebida que se possa obter.

Equipe de Redação 16-10-2012 Cafeicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.