Como acabar com a lagarta-do-cartucho do milho

Como acabar com a lagarta-do-cartucho do milho. O auge do ataque da lagarta-do-cartucho do milho ocorre no momento em que a planta apresenta de duas a dez folhas.

O auge do ataque da lagarta-do-cartucho do milho ocorre no momento em que a planta apresenta de duas a dez folhas

Como acabar com a lagarta-do-cartucho do milho 

Dentre as pragas mais agressivas à lavoura de milho, temos a lagarta-do-cartucho. É vital que o agricultor inspecione a cultura do milho continuamente para que, se detectada, possam ser tomadas as medidas necessárias. Principalmente quando o milho (primeira safra) estiver na fase vegetativa, o monitoramento deve ser redobrado. Caso contrário, a produtividade do milharal poderá estar comprometida.

Dependendo do nível da infestação da praga, algumas medidas de controle adicionais devem ser tomadas, como controle biológico com a vespinha Trichogramma, ou ainda controle com bioinseticidas. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de inseticidas (controle químico). Daí a extrema importância do acompanhamento contínuo da lavoura de milho por meio da observação de folhas raspadas ou danificadas.

Conhecida cientificamente como Spodoptera frugiperda, a lagarta-do-cartucho apresenta cor escura, com três listras dorsais branco-amareladas, além de cerdas espalhadas pelo corpo. Na fase adulta, a praga apresenta-se como mariposa, com asas de cor marrom e manchas brancas.

"Quando a lagarta-do-cartucho do milho ataca plantas mais jovens de milho pode causar a sua morte, especialmente quando a cultura está sob plantio direto e foi realizada a dessecação", afirmam Glauco Vieira Miranda e João Carlos Cardoso Galvão, professores do Curso a Distância CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Em outras palavras, o auge do ataque da praga ocorre no momento em que a planta do milho apresenta de duas a dez folhas. Nesse estágio, é imprescindível que seja realizado o controle imediato da lagarta para que a população de plantas na área não seja afetada.

Além do controle biológico - com inimigos naturais da lagarta, e químico - com uso de pesticidas, um método bastante eficiente é o que trata as sementes do milho. Mas isso se o ataque da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) estiver em sua fase inicial.

Outro fator a considerar é o estresse hídrico da planta - se ele existir, o tratamento das sementes de milho não resulta na mesma eficiência. Nesse caso, deve ser feito um controle adicional com pulverizações direcionadas no foco de ataque da praga.  

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.


Salvar

Andréa Oliveira 06-04-2017 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.