Conheça cebola sem ardor e melancia sem sementes

Conheça cebola sem ardor e melancia sem sementes. Tanto produtores como consumidores têm preferido essas novas variedades que surgiram no mercado.

Cebola sem ardor e melancia sem sementes chegam ao mercado com ótima aceitação por parte do consumidor

Conheça cebola sem ardor e melancia sem sementes

"Produzir frutas é sempre um bom negócio e pode ser a atividade principal ou complementar para produtores rurais, sitiantes e chacareiros. Graças aos avanços na agricultura, muitos têm produzido melancia sem sementes, com ótima aceitação no mercado", afirma Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas da Área Fruticultura.

Coma melancia sem sementes

Segundo Guilherme Hungueria, engenheiro agrônomo, para criar a nova variedade de melancia sem sementes, basta realizar o cruzamento entre melancias diferentes. No processo, duas melancias distintas são dispostas uma ao lado da outra na lavoura. Com a ajuda da natureza, ambas formam outro fruto estéril, ou seja, com ausência de sementes. Sua casca é mais escura que a fruta convencional e seu sabor bem mais doce.

Além de não apresentar sementes, a nova variedade de melancia Style é mais compacta. Em média, seu peso chega a 8 kg, diferente da melancia tradicional, que pesa mais de 15 kg. Graças a essa grande vantagem, o transporte e a armazenagem da Style é facilitado. Sem falar que se reduz significativamente o desperdício da fruta.

Outra vantagem da melancia sem sementes é em relação aos benefícios à saúde. Ela apresenta antioxidantes em dobro, o que auxilia na prevenção de várias doenças. Além disso, a melancia Style contém maior volume de licopeno, importante substância que auxilia no combate ao câncer de próstata.

Como apresenta 92% de água, a nova melancia do mercado ajuda na hidratação de crianças e adultos, sendo perfeita para ser ingerida após a prática de atividades físicas.

Descasque cebola sem chorar

Cultivada o ano todo na região Nordeste, a nova variedade de cebola Dulciana apresenta baixo teor de ácido pivúrico. Quando em excesso, ele causa lacrimejamento nos olhos. Além de não causar a sensação de ardor, muito comum nas outras variedades de cebola, a nova cebola do mercado possui sabor suave, perfeita para ser consumida crua.

Outra vantagem é a maior aceitação desse tipo de cebola pelas crianças, que não gostam muito do sabor da cebola convencional. Criada pela multinacional alemã Bayer, a Dulciana apresenta alta rentabilidade no campo - produz até 90 toneladas por hectare, o que é extremamente vantajoso ao produtor rural.

Outras características propícias são: bulbos com qualidade superior, resistência à raiz rosada, folhas e raízes mais fortes e maior uniformidade. Por tais motivos, muitos agricultores têm plantado a variedade Dulciana - desde Mossoró, no Rio Grande do Norte, até São Sebastião da Grama em São Paulo.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira o artigo "Cultivo de frutíferas em pequenas áreas" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 05-09-2017 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.