Conheça o bioinseticida contra lagarta-do-cartucho

Conheça o bioinseticida contra lagarta-do-cartucho. O inseticida biológico CartuchoVIT extermina entre 75 e 95% das lagartas-do-cartucho com até cinco dias de vida.

O bioinseticida CartuchoVIT extermina entre 75 e 95% das lagartas-do-cartucho com até cinco dias de vida

Conheça o bioinseticida contra lagarta-do-cartucho

Recentemente foi desenvolvido um bioinseticida conhecido como CartuchoVIT. O produto inovador foi resultado do trabalho em conjunto da Embrapa Milho e Sorgo (MG) e o Grupo Vitae Rural. Como princípio ativo, foi utilizado, pela primeira vez, o Baculovirus spodoptera, um vírus que ataca especificamente a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), um dos pesadelos dos produtores de milho, soja e algodão.

Dentre as vantagens do inseticida à base de vírus, estão:

->não causa impacto negativo no meio ambiente;
->não contamina o solo nem as plantas;
->não deixa resíduos nas lavouras;
->não prejudica a saúde do agricultor;
->não prejudica a saúde do consumidor;
->não mata os inimigos naturais da praga;
->é inofensivo a microrganismos, vertebrados e invertebrados (exceto insetos);
->apenas atinge o inseto-alvo (lagarta-do-cartucho e lagarta-das-vagens);
->é altamente eficiente no combate da Spodoptera fugiperda e da Spodoptera cosmioides.

Segundo Fernando Valicente, os resultados obtidos nos testes realizados a campo comprovam que o inseticida biológico CartuchoVIT alcança excelente taxa de mortalidade da lagarta-do-cartucho. Ele extermina entre 75 e 95% das lagartas com até cinco dias de vida (com cerca de 1 cm de comprimento).

O especialista lembra que o inseticida não é de contato. Ou seja, é preciso que a lagarta raspe a folha do milho ou da soja para receber a carga do produto. Assim que isso acontece, a praga é infectada com o Baculovirus. Como consequência, ela para de se alimentar da planta e é dizimada em apenas cinco dias.

Além da segurança do produto, o bioinseticida apresenta grande facilidade no manuseio, além de exigir apenas duas aplicações. Com isso, o produtor rural gasta menos com mão de obra e máquinas agrícolas. Outra vantagem é que o CartuchoVIT permite o uso em pulverizadores de produtos químicos. Isto é, reduz ainda mais os custos dos agricultores.

A primeira aplicação deve ocorrer entre dez a 12 dias após a germinação da planta. Já a segunda deve acontecer entre sete a 12 após, conforme o monitoramento de raspagem das folhas e o histórico da região. O produto é em pó e pode ser diluído em água de acordo com as recomendações do engenheiro agrônomo.

Fonte: Canal Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, disponível - elaborado por Glauco Vieira Miranda e João Carlos Cardoso Galvão, engenheiros agrônomos especialistas na área.


Salvar

Andréa Oliveira 19-05-2017 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.