Aspectos determinantes no sucesso da produção de morangos

A qualidade da produção de morangos está totalmente ligada ao clima em que são plantados

 

A cultura comercial do morangueiro iniciou-se no século XIX, apresentando grande crescimento, principalmente, na Europa, no Japão e nos Estados Unidos. No Brasil, o desenvolvimento do morango se deu inicialmente no estado de São Paulo, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, em Goiás e em Santa Catarina.

A qualidade da produção de morangos está totalmente ligada ao clima em que são plantados. Essa planta se adapta mais facilmente a climas amenos. Regiões com clima mais quente geram frutos com menos sabor e com uma acidez mais elevada. Já regiões de clima temperado produzem frutos firmes, com aroma acentuado e mais adocicados.

É importante que se tenha conhecimento a respeito do solo em que serão plantados os morangueiros. Eles preferem solos levemente ácidos com ph entre 5.5 e 6,0, que sejam ricos em matéria orgânica e com a textura areno-argilosa. É bom saber que o morango não tolera encharcamento, portanto é de extrema importância que haja uma boa drenagem do solo.

Saiba como fazer a calagem e a adubação

Calagem

Aplicar calcário para elevar a saturação por bases a 80% e o teor de magnésio a um mínimo de 9 mmolc/dm3.

Adubação orgânica

Utilizar de 15 a 30t/ha de esterco puro de galinha (poedeira); as maiores quantidades para solos arenosos. O esterco deve ser aplicado em mistura com os adubos minerais de plantio, 25 a 30 dias antes do transplante das mudas, nos canteiros de produção.

Adubação mineral de cobertura

Aplicar 180kg/ha de N e 90kg/ha de K20, parcelando em seis aplicações espaçadas de um mês, a partir do plantio das mudas.

Adubação foliar

São sugeridas quatro aplicações de solução de ureia a 5g/L, uma vez por semana, a partir do plantio. É recomendada, também, a aplicação de solução de micronutrientes, contendo boro, zinco e cobre, a cada três semanas. Além disso, na fase de frutificação, é vantajoso o uso de potássio, na forma de sulfato de potássio, e cálcio, via foliar, para melhor firmeza dos frutos

Afonso Peche Filho, coordenador do Curso Produção de Morango, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica "aplique o potássio de preferência na forma de sulfato de potássio".

Equipe de Redação 16-08-2012 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.