Doenças da mangueira

Causadoras de irregularidade de produção, diminuição da quantidade produzida, comprometimento da qualidade dos frutos e morte das plantas ou parte dela, as pragas e doenças da mangueira constituem em fatores limitantes à atividade de cultivo.

A antracnose é uma doença que ataca ramos novos, folhas, flores e frutos

  Oídio é uma doença semelhante à antracnose e ataca ramos novos, folhas, frutos, flores e inflorescência

Causadoras de irregularidade de produção, diminuição da quantidade produzida, comprometimento da qualidade dos frutos e morte das plantas ou parte dela, as pragas e doenças da mangueira constituem em fatores limitantes à atividade de cultivo.

Por isso, um manejo sanitário e sobretudo medidas preventivas eficazes são imprescindíveis e determinarão o sucesso econômico da cultura. Entre as várias doenças que atacam a mangueira, a Antracnose, o Oídio e a Seca-de- Mangueira são as principais.

Antracnose

Trata-se de uma doença causada pelo fungo Colletotrichum geoeosporioides, que ataca ramos novos, folhas, flores e frutos, de ocorrência em todas as regiões produtoras. É extremamente danosa quando a estação das chuvas coincide com o florescimento.

Seu controle consiste em práticas conjugadas (controle genético, controle químico e práticas culturais), que vão desde podas de limpeza e plantio de variedades tolerantes e/ou resistentes até a utilização de produtos químicos (pulverizações preventivas com benomyl e mancozeb).

Oídio

Doença causada pelo fungo Oidium mangiferae. É semelhante à antracnose e ataca ramos novos, folhas, frutos, flores e inflorescência.

Ao atingir a inflorescência, as flores caem ou tornam-se inférteis, comprometendo a produção. Seu controle faz-se através de pulverizações preventivas, com produtos à base de enxofre.

Seca-de-Mangueira

É a doença causada pelo fungo Cerotocystis fimbriata e, dependendo do grau de infestação e o seu não controle, leva à morte da planta.

Sua presença na planta está associada às injúrias causadas pela Broca-de-Mangueira, que lhe permite uma porta de entrada na planta.

Segundo os especialistas e consultores do FRUPEX, também coordenadores do Curso Produção de Manga, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o controle dessa doença consiste em conjugar práticas de inspeção frequente do pomar, com eliminação de ramos afetados, pincelamento com pasta cúprica, pulverizações preventivas (oxicloreto de cobre e combaril) e uso de cultivares resistentes (Keitt, Kent, Tommy Atkins).

Conheça também algumas Pragas da mangueira.

Equipe de Redação 06-02-2013 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.