Pêssego: as melhores condições para produzir

O pessegueiro necessita de temperaturas mais altas na fase vegetativa para que a floração, o enfolhamento, a frutificação e a colheita ocorram

Para começar a produção de pêssego, é preciso inicialmente que essa cultura seja implantada em um local de clima favorável ao seu desenvolvimento. Assim, será possível obter uma produção satisfatória de pêssegos de boa qualidade.

O pessegueiro costuma ser produzido em regiões de clima temperado. Entretanto, é possível produzir a fruta em algumas regiões que não são de clima temperado, mas que apresentam elementos climáticos específicos como: temperatura, radiação solar e chuva. Dessa forma, microclimas favoráveis podem ser obtidos em locais de altitudes elevadas, geralmente, acima de 900m, onde é possível obter, pelo menos, 100 horas por ano, com temperatura igual ou inferior a 7ºC.

Para classificar uma região como sendo de clima temperado, é preciso analisar se o mês mais quente do ano apresenta uma temperatura média superior a 10°C e, se no mês mais frio, a temperatura média varia na faixa de -3ºC a 18ºC. O pessegueiro tem essa exigência térmica, porque o seu ciclo de vida é, basicamente, formado por duas fases distintas: a vegetativa e a de dormência (repouso). Confira:

Fases de desenvolvimento do pessegueiro

Fase vegetativa: nessa fase, as plantas precisam de temperaturas mais elevadas. Ocorre, nas plantas, a emissão de folhas, de novos galhos e das flores que posteriormente se tornarão frutos. Ela se inicia após o inverno e se prolonga até a colheita.

O pessegueiro necessita de temperaturas mais altas nessa fase para que a floração, o enfolhamento, a frutificação e a colheita ocorram. As melhores condições térmicas para que esse desenvolvimento ocorra são aquelas em que, durante o dia, as temperaturas são altas e, durante a noite, são baixas. Se essas condições forem obtidas em um tempo próximo à colheita, os frutos apresentarão maior teor de açúcar e poderão ter coloração mais atrativa.

Fase de dormência: nessa fase, as plantas necessitam de menores temperaturas e se preparam para enfrentar um período de condições de frio. Durante essa fase, as gemas vegetativas (que darão origem aos novos galhos e às novas folhas) e as gemas floríferas (que darão origem às flores) se formarão completamente. É importante que as plantas passem por esse período de frio para que as gemas possam se desenvolver, esse período terá temperatura abaixo de 7°C.

O professor Francisco Ramos da Fonseca, coordenador do Curso Produção de Pêssego, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que só depois desse período de frio é que as plantas terão a dormência concluída e assim voltarão a se desenvolver naturalmente.

Equipe de Redação 31-08-2012 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.