Produção de abacaxi

O abacaxi destaca-se pelo valor energético, devido à sua alta composição de açúcares e valor nutritivo pela presença de sais minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre e iodo) e de vitaminas (C, A, B1, B2 e Niacina). No entanto, apresenta teor proteico e de gordura inferiores a

Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência planos ou com pouca declividade

  As raízes do abacaxizeiro são frágeis e bem desenvolvidas

O abacaxi destaca-se pelo valor energético, devido à sua alta composição de açúcares e valor nutritivo pela presença de sais minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre e iodo) e de vitaminas (C, A, B1, B2 e Niacina). No entanto, apresenta teor proteico e de gordura inferiores a 0,5%. Mesmo com baixo teor de pectina, o abacaxi é adequado para a fabricação de geleias, devido ao seu teor de ácido.

A boa qualidade do material de plantio é condição básica para o sucesso da exploração do abacaxi. Essa exigência deve-se ao fato de sua propagação se fazer, vegetativamente, ou seja, a propagação é feita por meio de mudas e não por sementes. Assim, são escolhidas as mudas de boa procedência, sadias, vigorosas e de tamanho uniforme.

Clima

A temperatura ideal para se produzir frutos de boa qualidade está entre 21° e 23°C, sendo que temperaturas acima de 40°C e abaixo de 5°C causam sérios problemas na planta.

A plana do abacaxi é exigente em luz, necessitando de 2.500 a 3.000 horas de luz, por ano, ou seja, 6,8 a 8,2 horas de luz diária. Da mesma forma, precisa de 1.200 a 1500mm de chuva bem distribuída durante o ano.

Solo

Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência planos ou com pouca declividade, profundidade do lençol freático superior a 90 cm e pH na faixa de 4,5 a 5,5. Os solos não podem estar sujeitos ao encharcamento. Solos argilosos também podem ser utilizados, desde que apresentem boa aeração e drenagem.

Épocas de plantio

Em culturas de sequeiro, é recomendado realizar o plantio no final da estação seca e início da estação chuvosa. Em culturas irrigadas, o plantio pode ser realizado durante o ano todo.

O abacaxizeiro também é uma planta com características singulares. Olhando externamente a planta, fica difícil identificar suas estruturas. Já em uma visão esquemática, podemos observar melhor as raízes, o caule, o talo, o rebentão, o filhote-rebentão, o pedúnculo, o filhote, o fruto e a coroa.

As raízes do abacaxizeiro são frágeis e bem desenvolvidas, estão divididas em dois grupos: axilares, encontradas nas axilas das folhas; e subterrâneas, encontradas na parte inferior do caule, abaixo da superfície do solo.

Com o Curso Produção de Abacaxi, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você poderá aprender como fazer a produção de mudas, o plantio, a adubação e muito mais. Confira!

Equipe de Redação 01-11-2012 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.