Produção de limão taiti

Embora o limão taiti, planta cítrica, não seja exigente, adaptando-se a tipos de solos que variam desde os muito arenosos até os relativamente argilosos, os solos mais adequados são os leves, bem arejados, profundos e sem impedimentos. Os solos argilosos devem ser evitados porque dificultam o

As mudas utilizadas para a produção de limão taiti podem ser de torrão ou raiz nua

  Pequenas variações em torno dessas recomendações podem ser adotadas sem comprometer o sucesso do plantio

Embora o limão taiti, planta cítrica, não seja exigente, adaptando-se a tipos de solos que variam desde os muito arenosos até os relativamente argilosos, os solos mais adequados são os leves, bem arejados, profundos e sem impedimentos. Os solos argilosos devem ser evitados porque dificultam o desenvolvimento e a aeração do sistema radicular, prejudicam o crescimento das plantas e propiciam condições que favorecem a ocorrência de determinadas doenças.

Nas áreas irrigadas do semi-árido, a drenagem não deve ser esquecida, sendo conveniente avaliar previamente a sua necessidade. Em alguns casos, os drenos com profundidade de 1m a 2m são estabelecidos a cada 80m, favorecendo a expansão do sistema radicular e o estabelecimento do estresse, indispensável à frutificação plena da planta.

Implantação do pomar

Selecionada a área, as atividades para a instalação do pomar consistem em roçagem, destoca e enleiramento do mato. Tais operações deverão ser feitas com antecedência de 4 a 6 meses. Em seguida, é preciso arar profundamente o solo, distribuir o calcário e gradear para a incorporação do corretivo. Nessa fase, combata a saúva e outras formigas.

A marcação da área deve obedecer os espaçamentos recomendados. Na região Nordeste do Brasil, em geral, adotam-se as distâncias de 7,0m x 6,0m, ou de 7,0m x 5,0m. Em grandes plantios, nas condições como do estado de São Paulo, são empregados espaçamentos mais amplos, como 8,0m x 6,0m, o que permite a iluminação e o arejamento na fase adulta do pomar. Pequenas variações em torno dessas recomendações podem ser adotadas sem comprometer o sucesso do plantio.

Em casos de plantios extensos, torna-se conveniente dividir o pomar em talhões e quadras, utilizando caminhos que possibilitam o trânsito de caminhões sem tocar nas árvores. Segundo Dalmo Lopes de Siqueira, coordenador do Curso Produção de Limão Taiti, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o talhão é a unidade que representa um centro de custo em uma grande fazenda. Ele deve ter de 10 a 20 mil plantas, subdivididas em quadras com 3 a 5 mil plantas, que são as unidades de controle de colheita.

Os carreadores mestres devem ser paralelos, dividindo o pomar em quadras com um máximo de 400m a 500m, no sentido perpendicular às curvas de nível. A cada dez, ou doze ruas, devem ser programados carreadores de colheita, onde os caminhões recolherão as frutas colhidas.

O coveamento pode ser efetuado de forma manual, ou mecanicamente, devendo ter as covas dimensões entre 40cm e 60cm de profundidade e largura. O plantio deve sempre ser feito com o solo molhado e, se possível, em dias nublados, usando-se a régua para um perfeito alinhamento.

A muda utilizada deve sempre ser de indiscutível qualidade e obedecer às seguintes exigências:

  • ter procedência e sanidade garantidas;
  • enxertia feita a 25-30cm de altura;
  • possuir 3 a 4 galhos a cerca de 60cm do solo;
  • o sistema radicular deve ser bem desenvolvido, sem raízes enoveladas;
  • copa e porta-enxerto não deverão apresentar uma diferença de diâmetro maior do que 0,5cm;
  • o corte do porta-enxerto deve estar cicatrizado e a planta não deve apresentar ramos quebrados, ou lascados.

As mudas podem ser de torrão, ou raiz nua, sendo que estas últimas devem estar amarradas em feixes.

Equipe de Redação 29-10-2012 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

José Rodrigues Moreira

14-10-2018

Admiro muito a plantação do limão Taiti.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

15-10-2018

Olá José,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto