Produção de mamão

O mamão é uma fruta muito comum nos países da América Tropical e, aos poucos, foi se expandindo para a África e a Ásia. Atualmente, é largamente cultivada na Índia, na Tailândia, na Indonésia, no México e na Nigéria.

Embora o mamão cresça em solos dos mais diversos tipos, estes devem apresentar como principal característica uma boa permeabilidade

A constituição da planta e do fruto é de aproximadamente 85% de água

O mamão é uma fruta muito comum nos países da América Tropical e, aos poucos, foi se expandindo para a África e a Ásia. Atualmente, é largamente cultivada na Índia, na Tailândia, na Indonésia, no México e na Nigéria.

O mamão é uma boa fonte de cálcio pró-vitamina A e vitamina C. Como atividade comercial, emprega considerável contingente de mão de obra nas várias fases de produção da cultura e comercialização.

Clima

O mamoeiro é uma planta tipicamente tropical. É vigorosa, apresenta crescimento regular e produz frutos de excelente qualidade em lugares de grande insolação, com temperaturas entre 22ºC e 28ºC. A temperatura média ideal para o cultivo está em torno de 25ºC, com boa distribuição e quantidade de chuva, ou com irrigação. A umidade relativa do ar entre 60% e 85% é a mais favorável ao desenvolvimento da cultura. A altitude mais indicada é de até 200m acima do nível do mar, embora a planta produza bem em áreas mais altas.

Pode adaptar-se a clima subtropical e produzir em climas temperados, nos microclimas livres de geadas. Porém, geralmente, os frutos são de má qualidade e, normalmente, a planta não completa o seu ciclo, sendo difícil colher frutos completamente maduros, possibilitando apenas a utilização de frutos verdes na elaboração de doces. Em geral, temperaturas excessivamente baixas causam danos nos frutos e morte das plantas.

Os ventos mais fortes podem provocar o fendilhamento e a queda das folhas. Isso reduz a área foliar da planta e, consequentemente, a capacidade fotossintética, além de expor os frutos aos raios solares, sujeitando-os às queimaduras. Podem também provocar a queda de flores, frutos e, principalmente, das plantas em fase de produção, pois estas apresentam consistência herbácea e sistema radicular relativamente fracos. Dessa forma, para minimizar o problema nas regiões com alta incidência de ventos, torna-se necessária a construção de quebra-ventos, ou seja, o plantio de bordadura com espécies apropriadas, capazes de barrar a ação danosa dos ventos.

A constituição da planta e do fruto é de aproximadamente 85% de água, exigindo, tanto no período de crescimento ativo quanto no período de produção, amplo suprimento de água que poderá ocorrer por meio da chuva, da irrigação, ou de ambas.

Solo

Embora o mamoeiro cresça em solos dos mais diversos tipos, estes devem apresentar como principal característica uma boa permeabilidade. Dessa maneira, o solo mais adequado para o desenvolvimento do mamoeiro é o de textura areno-argilosa, com pH variando de 5,5 a 6,7.

Portanto, os coordenadores do Curso Produção de Mamão, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, recomendam evitar solos muito argilosos e compactados, ou adensados, sujeitos ao encharcamento, pois as plantas, nessas condições, apresentam-se estioladas, com desenvolvimento atrasado e produzem menos frutos. Camadas de adensamento também apresentam-se como barreira física ao desenvolvimento das raízes do mamoeiro, diminuindo o volume de solo a ser explorado pelas plantas e, consequentemente, restringindo o acesso aos nutrientes e à água das camadas subsuperficiais.

Equipe de Redação 25-10-2012 Fruticultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.