Como cultivar sem solo - Hidroponia

Hidroponia pode ser aplicada em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva

Hidroponia - Cultivo sem solo

O termo hidroponia vem da junção das palavras hydro (água) e ponos (trabalho), assim, cultivo hidropônico, literalmente, significa trabalho na água ou cultivo na água.

Trata-se de um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo, sendo alimentadas por uma solução nutritiva, ou seja, em água, onde são dissolvidos os sais contendo nutrientes essenciais para as plantas. No sistema hidropônico, podem ser produzidas hortaliças, frutas, flores, cereais e plantas medicinais.

Essa é uma técnica com bastante aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva. Pode ser feita em áreas urbanas, e em locais com sérias restrições à agricultura, como solos muito pobres, regiões áridas e áreas muito inclinadas. Também tem sido empregada com sucesso em projetos sociais, onde se procura resgatar a dignidade e melhorar as condições de vida das pessoas.

Algumas das principais vantagens do cultivo sem solo, são a economia de tempo e mão de obra; a possibilidade de programar melhor a produção; a oferta constante de produtos; o melhor aproveitamento dos fertilizantes e o trabalho mais leve, em comparação com o outro cultivo. Além disso, não é necessário preparar o solo para o plantio, e nem usar máquinas e implementos agrícolas.

O curso "Hidroponia - O Cultivo sem Solo", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta diversos sistemas hidropônicos e a estrutura necessária para a aplicação de cada um deles. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor José Damião de Jesus Filho, engenheiro agrônomo e doutor em solos e nutrição de plantas pela ESALQ-USP.

http://www.youtube.com/watch?v=uO1Sq0fUncQ

Marconi Vieira 06-04-2010 Hidroponia
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.