Como cultivar e usar plantas condimentares

As plantas condimentares realçam e valorizam o sabor e aroma dos pratos, além de possuírem efeitos terapêuticos para conservação da saúde

Cultivo e uso de plantas condimentares

Os condimentos, também chamados de especiarias, são usados na culinária para enriquecer os alimentos com sabores diferentes. Constituem uma das bases da gastronomia. Algumas especiarias também são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.

A grande aceitação das plantas condimentares nas diferentes cozinhas do mundo se deve ao seu gosto requintado, ao seu aroma especial e à beleza que dão aos pratos, tornando-os verdadeiramente apetitosos. Nas ervas, são encontrados os mais variados e deliciosos cheiros e gostos. O cheiro das ervas estimula os sucos digestivos, favorecendo a digestão.

Aliada a essas características, está a ação terapêutica das ervas. A canela é um poderoso germicida, o coentro é antisséptico e tem ação contra gases, a noz moscada é utilizada contra cólicas renais, inibe a formação de gases, auxilia a digestão e é antisséptica.

O momento, a forma de colheita, de beneficiamento e a maneira de utilizar as ervas condimentares afetam suas propriedades terapêuticas. A colheita e o beneficiamento devem ser feitos de acordo com regras que permitem a conservação dos princípios ativos. Também é importante saber combinar as ervas com os alimentos, para obter o máximo de seu aroma e sabor, evitando combinações desagradáveis.

De acordo com a professora Maria Luiza Sartório, do curso "Cultivo e Uso de Plantas Condimentares" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "nos últimos anos, as plantas condimentares passaram a ser cada vez  mais procuradas e usadas. As variadas condições climáticas encontradas em nosso país, favorecem o cultivo de grande número de espécies usadas como condimentos na culinária e como medicamento na medicina alternativa".

http://www.youtube.com/watch?v=14x7AWq1eTQ

Patrícia Tristão 05-04-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.