Produza mudas de plantas medicinais e aromáticas

Produção de mudas de plantas medicinais e aromáticas

O mercado de plantas medicinais e aromáticas de boa qualidade está em expansão. Essa qualidade refere-se ao teor de princípios ativos e à boa apresentação do produto, e depende diretamente da utilização de mudas sadias e vigorosas, além dos cuidados no cultivo e condução das plantas, na colheita, beneficiamento e armazenamento.

Para iniciar a produção de mudas, seja para uso próprio ou para a comercialização, primeiramente, é preciso definir quais espécies serão cultivadas. Essa decisão é tomada com base em um estudo do mercado, ou seja, é preciso saber quais as espécies são demandadas pelos laboratórios de produtos fitoterápicos e/ou pelos produtores de plantas medicinais e aromáticas.

A identificação dessas plantas deve ser feita pelo seu nome científico, nunca pelo nome comum, pois este pode sofrer variações de local para local. Caso não tenha conhecimento do nome científico de alguma espécie, você deve coletar amostras dessa planta e enviar para uma entidade de pesquisa que faça a sua identificação.

Você deve ter conhecimento da maneira mais apropriada para cada espécie, a qual é determinada por suas características anatômicas e morfológicas e também pelo ambiente, que determina, principalmente, se a planta produzirá sementes ou não. Por exemplo, algumas plantas medicinais originadas de regiões de clima temperado, na Europa, não produzem sementes no Brasil, onde predomina o clima tropical e subtropical. Assim, no Brasil, é mais conveniente que elas sejam propagadas por meio de estruturas vegetativas.

O cultivo de plantas medicinais e aromáticas, para obtenção de produtos de qualidade, inicia-se com a utilização de boas mudas. No curso "Produção de Mudas", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas diversas técnicas usadas para a produção de excelentes mudas de plantas aromáticas e medicinais. A coordenação técnica e científica do trabalho ficou a cargo de Ricardo Henrique Silva Santos, doutor em fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, professor do curso de plantas medicinais do Departamento de Fitotecnia da UFV, Viçosa - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=Gk1dmqOmyMw

Marconi Vieira 14-04-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.