Plantas medicinais - formas de propagação

Propagação por sementes, por dormência e por semeadura

 

Caso se opte por usar recipientes para a semeadura, estes devem ser enchidos com um substrato

As mudas de plantas medicinais, assim como todos os outros vegetais, podem ser produzidas a partir de sementes ou por meio de estruturas vegetativas como caule, rizomas, folhas, bulbos.

Sementes

A propagação por meio de sementes apresenta algumas desvantagens, tais como:

  • as plantas originadas podem demorar muito a crescer e entrar em produção;
  • elas podem apresentar características bem diferentes da planta-mãe, podendo ser menos produtivas, por exemplo;
  • muitas espécies de origem europeia e com latitudes superiores a 40º podem não produzir sementes nas condições climáticas brasileiras;
  • sementes de algumas espécies podem apresentar dormência, exigindo tratamentos químicos e, ou físicos para aumentar a porcentagem de germinação.

Dormência

Muitas espécies têm sementes que apresentam dormência, isto é, elas possuem mecanismos que inibem sua germinação. Assim, para aumentar a porcentagem de germinação dessas sementes é necessário quebrar esses bloqueios. Os principais fatores que provocam a dormência em plantas medicinais são a temperatura, a luz e o tegumento das sementes.

As sementes de algumas espécies de origem europeia não germinam bem sob as temperaturas elevadas, em regiões de clima tropical. Por exemplo, quando se submete as sementes de camomila e melissa ao pré-resfriamento, em temperaturas de 5 a 10o C, durante 7 dias, verifica-se um aumento na porcentagem de germinação.

Há sementes que só germinam na presença de luz. Assim, elas não devem ser cobertas com terra após a semeadura. Este é o caso da camomila (Matricaria recutita), da calêndula (Calendula officinalis), da maria-sem-vergonha (Catharanthus roseus), da melissa (Melissa officinalis), do alecrim (Rosmarinus officinalis) e do mentruz (Lepidium sativum), entre outras.

Algumas sementes possuem tegumento (casca) espesso e resistente, que impede a entrada de água. A água é necessária para a germinação. Por isso, é preciso fazer um tratamento que aumente sua permeabilidade. No caso da alfavaca, por exemplo, recomenda-se o uso de solução de nitrato de potássio (KNO3) a 0,2%.

Semeadura

O plantio por meio de sementes pode ser feito diretamente no local definitivo ou em sementeiras. O semeio direto consome mais sementes e depende da sua rusticidade para enfrentar as adversidades do campo. A camomila é um exemplo de espécie que é semeada diretamente no campo.

As sementeiras ou os recipientes são usados para sementes que exigem cuidados especiais para a germinação, ou seja, que demoram muito para germinar, que têm baixo poder germinativo ou que são muito pequenas.

O solo das sementeiras tipo canteiro deve ser adequadamente preparado. Se for muito argiloso aconselha-se misturar um pouco de areia lavada. A adubação é feita com cinco quilos de esterco de curral por metro quadrado de canteiro. As sementeiras devem ter de 15 a 20 cm de profundidade. A largura ideal é de 1 m e o comprimento é variável. Deve ser deixado um espaço de aproximadamente 50 cm entre os canteiros para a circulação.

Caso se opte por usar recipientes para a semeadura, estes devem ser enchidos com um substrato. São usadas diferentes composições de substratos. Alguns produtores recomendam misturar partes iguais de terra de barranco, areia e esterco. Outros usam três partes de terra, uma parte de areia e uma parte de esterco. Outros, ainda, usam apenas terra e esterco, na proporção de dois para um, ou seja, duas partes de terra para uma de esterco. Segundo Ricardo Henrique Silva Santos, coordenador do Curso Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você deve avaliar qual é o substrato mais adequado para sua situação. O importante é que ele permita o crescimento das raízes e a formação de um bloco, sem ficar compacto.



Equipe de Redação 14-08-2013 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.