Com a mesma base, é possível fabricar diversos tipos de xampus

Existem produtos cosméticos e receitas caseiras adequadas para todo tipo de cabelo

Curso de fabricação de produtos para cabelos

Antes de iniciar um tratamento para os cabelos, é importante identificar o grau de oleosidade, cor, textura e imperfeições apresentadas. Depois, é só escolher o xampu e o tratamento adequado para serem aplicados. É bom lembrar que ter cabelos saudáveis depende muito do bom funcionamento e nutrição adequada do organismo da pessoa.

Atualmente, existem cosméticos fabricados a partir de produtos naturais, que agridem menos e são adequados para cada tipo de cabelo. Muitas vezes, a diferença entre xampus está na concentração de detergente e condicionador. Essa composição irá variar de acordo com as necessidades de cada organismo. Uma forma de também diferenciar os cabelos é por meio dos aditivos especiais, ou seja, as substâncias que irão fornecer os princípios ativos do produto final.

Com a mesma base, é possível fabricar diversos tipos de xampus. Em caso de produções pequenas, talvez seja melhor comprar a base, que pode ser encontrada em lojas especializadas e farmácias de manipulação. Porém, a empresária Maria Luiza Sartório, coordenadora do curso Como Produzir Cosméticos Naturais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "ela também pode ser produzida em casa, por meio de instruções simples e práticas. Além disso, a base do xampu é a mesma usada para o sabonete líquido, o que pode acarretar na fabricação de outros produtos."

Os xampus têm a função de limpar os cabelos, mas também devem embelezá-los. Eles são compostos, basicamente, de detergentes, estabilizadores de espuma, espessantes, opacificantes, amaciantes, agentes sequestrantes, aditivos especiais, conservantes, corantes e fragrâncias.

http://www.youtube.com/watch?v=BMg9vrPAa5s

Marconi Vieira 25-11-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.