Os sabonetes devem ter um pH ajustado ao da pele normal

O sabonete é o produto mais usado para limpeza de pele e pode ser feito em casa

Curso de fabricação de cosméticos naturais

A higienização consiste em remover da superfície da pele as impurezas provenientes das secreções, dos resíduos celulares e do ambiente, melhorando seu aspecto e facilitando suas funções. É preciso dar muita atenção à limpeza da pele, principalmente do rosto. Os produtos que podem ser usados na sua limpeza são, basicamente, sabonetes, loções, cremes e máscaras.

Os sabonetes devem ter um pH ajustado ao da pele normal, entre cinco e seis. Se ele tiver um pH mais elevado, ou seja, se for alcalino, poderá causar irritações. As loções são indicadas para pele oleosa, e os cremes, para pele seca. As loções de limpeza formam um delicado filme hidratante e podem ser usadas com eficiência para remover os cosméticos faciais em pessoas com pele sensível. Os cremes de limpeza são aplicados no rosto tanto para limpá-lo como para hidratá-lo.

O engenheiro florestal Celso Trindade, coordenador técnico do curso Como Produzir Cosméticos Naturais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas,  cita um bom exemplo a ser produzido, " o sabonete de camomila e mel une a ação cicatrizante e emoliente da camomila com as propriedades nutritivas e amaciantes do mel."

O sabonete é o produto mais usado para limpeza de pele e pode ser feito em casa, atendendo aos interesses do fabricante. A base do sabonete sólido tem um preparo mais complexo, por isso é aconselhável que, em nível doméstico, se adquira a base pronta. De modo geral, pode-se dizer que, com o sabão-base em mãos, é possível criar diferentes tipos de sabonete, apenas variando os ingredientes ativos adicionados.

http://www.youtube.com/watch?v=Uw5ScjtuRX4

Marconi Vieira 26-11-2010 Plantas Medicinais
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.