Plantio caseiro de hortaliças no inverno

Plantio caseiro de hortaliças no inverno. Com temperaturas mais amenas e pouca ocorrência de chuvas fortes, essa estação é bastante propícia para o bom desenvolvimento da planta.

Com temperaturas mais amenas e pouca ocorrência de chuvas fortes, o inverno é uma estação bastante propícia para o bom desenvolvimento das hortaliças

Plantio caseiro de hortaliças no inverno

O plantio de hortaliças no inverno é uma boa opção para quem pretende fazer horta caseira. Com temperaturas mais amenas e pouca ocorrência de chuvas fortes, essa estação é bastante propícia para o bom desenvolvimento da planta - em pouco tempo, as mudas crescem saudáveis e viçosas. Atualmente, em muitas casas e apartamentos com pouco espaço, as pessoas costumam fazer hortas suspensas com garrafas pet. Mas você pode cultivar sua horta em jardineiras e vasinhos.

"A horta caseira, além de ser muito importante para a saúde, permite maior contato da pessoa com a natureza, durante todo o processo de produção. Com pouco espaço, é possível produzir hortaliças variadas, de fácil cultivo e manutenção", afirma o professor João Tessarioli Neto, do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Além de hortaliças, você pode plantar ervas aromáticas, plantas medicinais e até morangos.  Essas plantas não necessitam de muito espaço para cultivo. Bastam algumas horas de sol e cuidados simples com irrigação e adubação. A propagação pode ser feita por sementes ou por mudas e a terra pode ser preparada em casa ou comprada em casas agrícolas - já fertilizada.  

Embora as mudas custem mais que as sementes, você economiza tempo, pois a planta já iniciou o seu desenvolvimento. Já as sementes são mais baratas, mas o manejo é mais trabalhoso. O ideal é fazer a semeadura em bandejas de isopor, mas também podem ser utilizadas caixinhas de madeira ou vasinhos. Assim que germinarem (5 a 10 cm), você poderá transferi-las para o local definitivo.

Se você optar pelo plantio de sementes, as covas devem apresentar pequena profundidade (2 cm), para que as sementes consigam germinar e atingir a superfície sem problemas.  Caso tenha escolhido mudas, suas raízes devem ser plantadas na cova (com a profundidade do tamanho do torrão - 5 a 10cm), com a muda no nível do solo. Esse processo requer cuidado, para não causar danos às raízes e folhas da muda.

Para fornecer nutrientes necessários à planta, é importante fazer a boa adubação da terra. Para isso, use adubo orgânico de boa procedência e qualidade - você poderá comprá-lo em lojas de jardinagem, supermercados ou agropecuárias. O esterco curtido também apresenta ótimos resultados - você não deve usar esterco fresco, pois ele reage com o solo e aumenta a sua temperatura, o que mata as mudas.

Para irrigar sua horta caseira, sempre observe as condições climáticas e faça um teste simples no solo. Aperte, com os dedos, um pouco de terra e avalie os resultados:

->Caso escorra água entre os dedos, não regue a horta;
->Se a terra permanecer compacta, ela está ideal; portanto, não regue;
->Mas se o solo esfarelar na mão, regue a horta (o solo está seco).

 OBS.: No inverno, regue as hortaliças (com frequência), pois clima é seco e com escassez de chuvas.

Para fazer a sua horta, veja as sugestões:

->Hortaliças: agrião, alface, rúcula, azedinha, almeirão.
->Ervas aromáticas: manjerona, salsinha, cebolinha, coentro, alecrim.
->Ervas medicinais: capim cidreira, hortelã, boldo miúdo.

OBS.: Como dissemos, você também pode plantar morango orgânico. Uma outra sugestão de cultivo simples é o gengibre (requer pouco sol).

Por Andréa Oliveira.

Fonte: UOL Casa & Decoração.

Andréa Oliveira 20-04-2016 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.