Tecnologia de ponta otimiza preparo do solo e acelera plantio

Tecnologia de ponta otimiza preparo do solo e acelera plantio. As novas máquinas apresentam transmissão sincronizada, motor agrícola e menor raio de giro da categoria, o que permite trabalhar em altas rotações e baixa velocidade.

A tecnologia de ponta permite o preparo do solo com mais rapidez, o que acelera o plantio

Tecnologia de ponta otimiza preparo do solo e acelera plantio

“O solo é um dos recursos mais importantes do setor agropecuário, pois é a fonte de nutrientes e de água para as plantas, além de ser o elemento de sustentação, que possibilita o estabelecimento e desenvolvimento de várias culturas. Por tais motivos, é fundamental que utilizemos técnicas apropriadas para garantir a sua conservação”, afirma Caetano Marciano de Souza, professor do Curso a Distância CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo em Livro+DVD e Online.

Os avanços tecnológicos permitiram ao produtor usar técnicas de preparo do solo que aceleram o plantio. Além de otimizarem a produção, as máquinas agrícolas avançadas ajudam a manter a conservação do solo. Há alguns anos, apenas os grandes produtores tinham acesso a implementos agrícolas de última geração. Agora, tanto pequenos como médios produtores implementaram a tecnologia em suas propriedades. Como resultado, os custos de produção foram reduzidos e a rentabilidade, aumentada.

E com uma boa manutenção e utilização racional das modernas máquinas agrícolas, consegue-se reduzir o custo operacional, diminuir o índice de falhas mecânicas e aumentar a vida útil do maquinário, além de promover economia de combustível, tempo e dinheiro”, completa Luciano Baião Vieira, professor do Curso a Distância CPT Manutenção de Tratores Agrícolas em Livro+DVD e Online.

A tecnologia de ponta abraçou não apenas as grandes máquinas agrícolas como as pequenas. Segundo Felipe Costa, coordenador de soluções em agricultura de precisão, as novas máquinas apresentam transmissão sincronizada, motor agrícola e menor raio de giro da categoria, o que permite trabalhar em altas rotações e baixa velocidade. Tais aprimoramentos tecnológicos são indispensáveis ao preparo do solo.

“Atualmente, existem tratores com transmissão parcial sincro, esta permite a passagem de todas as marchas (até mesmo a ré) em movimento, o que resulta em maior rendimento operacional (em relação aos tratores que não apresentam essa inovadora tecnologia). Isso possibilita infinitas manobras por dia, ressalta Costa. E o acesso à tecnologia tornou-se mais fácil com o advento da internet, que abre as portas ao produtor a inúmeras novidades tecnológicas.

Fonte: canalrural.com.br

Andréa Oliveira 04-05-2018 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.