Brotos comestíveis - etapas de produção

Os brotos são produtos totalmente naturais porque em sua produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou defensivo. Os brotos utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos.

Escolha, lavagem e embebição das sementes são algumas das principais etapas de produção dos brotos comestíveis

  Os brotos utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos

Os brotos comestíveis são produtos totalmente naturais porque em sua produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou defensivo. Os brotos utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos.

São várias as etapas de produção dos brotos, conheça algumas delas:

Escolha das sementes

A primeira regra a ser seguida na compra é não adquirir sementes tratadas com defensivos (inseticidas ou fungicidas). Comprar sementes de qualidade é essencial para se ter sucesso na produção de brotos. O que é semente de qualidade? Há vários componentes da qualidade que devem ser levados em consideração. Primeiramente, o lote de sementes deve ter alta pureza física, ou seja, deve ter poucas impurezas, como sementes de outras espécies, restos de outras partes da planta, pedras, e outros. Também é desejável que as sementes apresentem umidade adequada (normalmente 9-12%) e sejam uniformes na cor e no tamanho. Para um produtor experiente, esse componente, a pureza do lote, pode ser avaliado visualmente. Os testes são feitos em laboratório. Outro componente da qualidade é a capacidade de a semente gerar uma plantinha perfeita e vigorosa. Essa avaliação, diferentemente da pureza, não pode ser feita visualmente. No entanto, desconfie de sementes com coloração desuniforme e, ou, de tom amarronzado. Elas, possivelmente, são velhas (com mais de 1,5 ano de armazenamento) ou foram colhidas em período chuvoso, o que pode prejudicar a germinação e o vigor. Outro componente da qualidade é o sanitário. Sementes com baixa qualidade sanitária são facilmente identificadas durante o processo de crescimento dos brotos: aparecimento de fungos e mela (causada por bactérias) na massa de brotos ou no recipiente de brotação. Esse componente da qualidade já foi responsável por muitos insucessos na produção de brotos, porque houve descontinuidade na entrega do produto (perda total) ou o broto foi rejeitado pelo comprador e, ou, consumidor. Geralmente, sementes colhidas em época de chuvas escassas apresentam boa qualidade sanitária.

Tempo de armazenamento das sementes

Isso depende, dentre outros, dos seguintes fatores: da espécie usada, da época em que a colheita foi realizada e das condições de armazenamento. Algumas espécies mantêm alta germinação por mais tempo que outras. De modo geral, não é recomendável o uso de sementes com mais de um ano e meio de armazenamento, a não ser que o fornecedor as tenha guardado em condições controladas (baixas temperaturas e umidade). Sabe-se que as sementes têm melhor qualidade logo após a colheita. Portanto, dê preferência, na compra, à sementes colhidas recentemente, caso o plano seja adquirir semente suficiente para longo período. Para que não haja queda rápida da germinação e vigor das sementes, armazene-as em local fresco e ventilado.

Lavagem das sementes

Usando uma peneira ou um escorredor de macarrão, lave as sementes com bastante água. No caso do feijão moyashi, a lavagem pode ser feita dentro de um recipiente, e as sementes que boiarem na água devem ser eliminadas, pois não são de boa qualidade.

Embebição das sementes

Após a lavagem, as sementes são transferidas para um recipiente com duas a quatro vezes mais água que sementes, onde elas ficarão submersas por, geralmente, seis a oito horas. O objetivo disso é que as sementes absorvam água e fiquem intumescidas. É usual deixar as sementes embebidas durante o período noturno (por aproximadamente oito horas). O recipiente deve permitir a ventilação, visto que as sementes respiram. Em geral, sementes grandes exigem maior tempo para ficarem intumescidas. Algumas espécies como grão-de-bico e feijão-azuki podem requerer até 24 horas de embebição, em condições de baixa temperatura. Nesse caso, é indispensável a troca da água após 12 horas de embebição. Se isso não for feito, as sementes podem apodrecer. Normalmente as sementes são consideradas intumescidas quando atingem o dobro do tamanho inicial.

Saiba tudo o que é preciso para produzir brotos comestíveis, adquirindo o Curso Produção de Brotos Comestíveis, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 14-06-2013 Agroindústria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.