Eletrificação rural traz benefícios à produção

A instalação do motor deve ser muito bem feita para evitar gastos posteriores

Instalação, Proteção e Comando de Motores Elétricos

A eletrificação rural tem como objetivo principal o aumento da produtividade. Isso significa a utilização de motores elétricos nos diversos processos para aumentar e beneficiar a produção. A instalação de motores deve ser bem feita para se evitar interrupções na produção e perdas financeiras com manutenção constante, ou mesmo a necessidade de trocas.

O esquema de ligação do motor monofásico, por exemplo, vem indicado em sua placa de identificação. Neles, serão apresentados diversos esquemas de ligação de motores na tensão de 120 e 240V, e com inversão de rotação. Na prática, muitos motores apresentam fios numerados para serem ligados.

Já os motores trifásicos possuem, normalmente, três bobinas, com terminais que podem ser ligados em redes com pelo menos duas tensões diferentes. A maior parte dos motores trifásicos produzidos no Brasil podem ser utilizados com tensões de 220V, com ligação em triângulo, e 380V com ligação em estrela. As ligações de cada motor vêm indicadas em sua placa, colocada sobre a carcaça.

O curso “Instalação, Comando e Proteção de Motores Elétricos”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina ao produtor rural como instalar corretamente o motor na sua propriedade. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Nelson Fernandes Maciel, engenheiro eletricista, mestre em engenharia agrícola e especialista em eletrificação rural da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

Para dimensionar um grupo motor-gerador deve-se primeiro definir se o conjunto irá atender a todas as cargas da propriedade ou apenas parte delas. A partir daí, será necessário determinar a potência que será consumida pelos pontos de consumo que serão atendidos pelo motor.

http://www.youtube.com/watch?v=LSPFQHCA2ew

Marconi Vieira 15-04-2011 Eletricidade

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.