Aprenda a reduzir o custo da energia elétrica em sua indústria

 

Uso da energia elétrica, de forma racional, gera produtos com menor custo

Baixo consumo de energia elétrica nas indústrias  

Atualmente, a energia elétrica é um elemento imprescindível para o bem-estar do homem. O crescente aumento da população e das demandas da sociedade exigem, a cada dia, maiores quantidades de energia, mas, a limitação nos recursos para sua produção aponta para a necessidade de se utilizar a eletricidade de forma eficiente. Formalmente, a eficiência no uso da energia elétrica refere-se ao seu emprego racional, propiciando o mesmo produto ou serviço com menor consumo, eliminando desperdícios e reduzindo os impactos ambientais.

O setor industrial é responsável por uma expressiva fração do consumo energético nacional. Portanto, é esperado que, se essa energia for utilizada de forma racional, a economia será bastante expressiva. Sendo assim, será possível obter produtos mais baratos, pois o custo de produção será menor. A energia economizada poderá ser utilizada em outras atividades e, com isso, o meio ambiente também será preservado, pois o aumento da eficiência energética diminui a necessidade de construção de novas usinas geradoras.

Por essas razões, há grande interesse de órgãos governamentais no sentido de desenvolver programas e estratégias que incentivem o setor industrial a aumentar a eficiência energética em seus processos de produção.

O curso "Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Indústria", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, reúne um conjunto de orientações para o uso eficiente da energia na indústria. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do engenheiro João Carlos Aguiar, do CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Contou, também, com a participação especial dos engenheiros Paulo da Silva Capella e Sérgio Meirelles Pena, ambos do CEPEL.

http://www.youtube.com/watch?v=-utSUli511g

Marconi Vieira 07-04-2010 Eletricidade
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.