Energia solar é sinônimo de redução de custos

A captação e transformação da energia solar em outras fontes energéticas é uma tecnologia bastante simples

Energia Solar para o Meio Rural - Fornecimento de Eletricidade

O desenvolvimento da humanidade e a melhoria da qualidade de vida do ser humano estão diretamente ligados à utilização de energia. Hoje, existe uma crescente demanda global por energia, associada à importância do impacto das políticas energéticas sobre a sociedade e o meio ambiente. Isso reforça a necessidade cada vez maior de utilizarmos uma fonte de energia que possa abastecer a humanidade de forma inesgotável e que sirva de base para um desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a captação da energia solar com simultânea conversão em energia térmica, para ser utilizada no aquecimento de água, por exemplo, corresponde a uma tecnologia de grande importância. Por isso, deve ser aproveitada pelo homem.

O aproveitamento da energia solar para aquecimento consiste em sistemas simples e de custos competitivos, que captam a radiação solar, promovendo o aquecimento de água, ar ou ambientes, sendo o primeiro caso o mais utilizado. A água aquecida é armazenada em reservatórios apropriados, termicamente isolados, permitindo, assim, utilizá-la durante a noite, por exemplo, por ser o momento em que não há sol.

O curso “Energia Solar para o Meio Rural - Fornecimento de Eletricidade”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra os passos que devem ser tomados por pessoas que desejam reduzir custos com energia elétrica convencional. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Nelson Fernandes Maciel, engenheiro eletricista, mestre em engenharia agrícola.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A captação e transformação da energia solar em outras fontes energéticas é uma tecnologia bastante simples, eficiente e relativamente barata. Ela vem sendo muito utilizada, e com sucesso, não somente em nosso país, mas principalmente em países desenvolvidos, como Estados Unidos e países europeus.

http://www.youtube.com/watch?v=4EyaKnPXXk4

Marconi Vieira 09-04-2011 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.