Passo a passo da fabricação de iogurte, bebida láctea, doce de leite e requeijão cremoso

Para garantir a qualidade dos produtos, todos os equipamentos utilizados no processo de fabricação devem ser bem higienizados

Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso

O iogurte é um produto lácteo, ácido e com melhor digestibilidade que o leite. Sua acidez confere uma proteção natural contra as infecções no trato intestinal. Outra de suas propriedades benéficas é proporcionar ao organismo uma melhor assimilação de determinados componentes do leite, como lactose e proteínas.

O processo de fabricação de bebidas lácteas pode ser resumido como a mistura de iogurte e soro em proporções adequadas, adicionando-se, em seguida, ingredientes, tais como aromatizantes, corantes, edulcorantes, polpa de frutas e outros, de acordo com a formulação do fabricante.

O doce de leite pode ser definido como leite concentrado adicionado de açúcar. Apresenta elevado valor nutricional por conter proteínas e minerais, além do conteúdo energético. É um alimento menos perecível que o leite e de grande aceitação sensorial.

O requeijão cremoso é um tipo de queijo fundido. Ele é largamente utilizado em todo o território nacional, com algumas variações de tecnologia e características. O requeijão é fabricado a partir de leite desnatado, cru ou pasteurizado, com ou sem adição de cultura lática. A massa para sua fabricação pode ainda ser obtida por adição de ácidos orgânicos e por coagulação enzimática.

O curso “Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra os detalhes da produção desses quatro produtos lácteos que fazem tanto sucesso em nosso país. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da Dra. Célia Lúcia Ferreira, especialista em produção de queijos e professora da UFV – Universidade Federal de Viçosa-MG.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Todos os equipamentos ou utensílios que são utilizados no processo de fabricação desses produtos devem ser lavados, logo após a fabricação, com água, e esfregados com detergentes, retirando-se todos os resíduos aderidos à sua superfície. Imediatamente antes da fabricação, eles devem ser lavados com água corrente e, em seguida, sanitizados com solução de cloro.

http://www.youtube.com/watch?v=AergWi0mRDo

Marconi Vieira 24-03-2011 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.