Aprenda a fabricar queijos finos e mofados

A procura por esses tipos de queijo no país vem crescendo consideravelmente

Produção de Queijos Finos e Mofados

O queijo camembert brasileiro possui características próximas ao original francês. Normalmente, apresenta um teor de umidade mais baixo, sendo, assim, um pouco mais firme, com consistência mais adequada ao clima tropical, o que confere ao queijo uma durabilidade um pouco maior. Como a maturação é mais lenta, quase sempre apresenta sabor mais suave que o camembert francês, com o mesmo tempo de cura.

O queijo gorgonzola é de origem italiana e é fabricado há muitos séculos. O gorgonzola brasileiro apresenta formato cilíndrico, peso de cerca de 3kg, massa de textura aberta com veias azuis-esverdeadas referentes ao crescimento interno do Penicillium. Quando curado adequadamente, seu aroma é pronunciado e seu sabor é acentuado, bem típico. Apresenta consistência macia, um pouco pastosa e quebradiça. A maior parte da fabricação no Brasil é feita em Minas Gerais.

O saint-paulin é um queijo fino de origem francesa, e foi fabricado inicialmente por monges trapistas sob a denominação de port-salut. Trata-se de um queijo muito macio, de massa fina, untosa e fechada, cujo sabor suave, sem acidez, é uma de suas características mais marcantes. O rendimento médio esperado é da ordem de 0,8 a 0,85L/kg.

Outro queijo fino que é muito apreciado é o morbier. Esse apresenta formato cilíndrico e textura fechada, sabor suave e uma coloração amarelo ouro. O morbier tem sua maturação feita pela ação de microrganismos e apresenta um odor muito característico. Geralmente, é comercializado com um peso médio entre 2,5 a 2,8kg.

O curso "Produção de Queijos Finos e Mofados", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta todas as informações necessárias para a fabricação desses quatro tipos de queijo, que vêm ganhando cada vez mais mercado no Brasil. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Alberto Valentin Munk, do Centro de Ensino e Pesquisa do ILCT - Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da EPAMIG-MG.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=uvn2CZ9tCkM

Marconi Vieira 19-04-2011 Laticínios
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.