Como cultivar cana-de-açúcar para produção de cachaça

 

A cultura da cana-de-açúcar tem proporcionado grandes contribuições socioeconômicas para o país

Como produzir cachaça de boa qualidade  

As variedades de cana, atualmente cultivadas em todo o mundo, seja para a produção de açúcar, álcool, aguardente ou forragem, são híbridas, resultantes de cruzamento entre diferentes espécies. A estimativa, hoje, é de que mais de 1,5 milhões de pessoas estão envolvidas na atividade sucroalcooleira, com empregos diretos ou indiretos. Os números ainda mostram que esse mercado tende a crescer mais, gerando oportunidades para novos produtores começarem seu negócio e para que os que já produzem possam expandir o cultivo.

Toda cachaça leva um pouco das características de seu produtor, o que faz toda diferença na hora que os clientes escolhem a quem fidelizar. Mas o processo é semelhante, estando em qualquer região do país. E cada detalhe da produção deve ser seguido rigorosamente para ao fim, juntamente com o “segredinho” do agricultor, somar tornando o produto final de excelente qualidade.

O curso “Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta métodos para cultivar cana de qualidade e com alta produtividade. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do engenheiro agrônomo Luiz Antônio de Bastos Andrade, professor e pesquisador do Departamento de Agricultura da UFLA - Universidade Federal de Lavras.

Tecnologia e Treinamento 23-03-2010 Processamento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.