Como é feito o processamento da mandioca

Saiba como é o processamento da mandioca para a venda dos seus produtos.

Como é feito o processamento da mandioca   Artigo CPT

O Curso CPT de Processamento de Mandioca — Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa, a professora  Marney Pascoli Cereda apresenta a tecnologia de processamento de vários produtos de mandioca, que pode ser aplicada em pequena ou grande escala. 


A raiz da mandioca é utilizada para elaborar uma série de produtos amiláceos, farinhas e amidos, naturais ou modificados. A fração amilácea extraída proporciona a fécula, de consumo direto em alimentos, como biscoitos, bolos, pudins, molhos ou industrial, como alimentos processados, têxteis, papel, tintas e medicamentos.

Em uma segunda transformação, pode-se produzir polvilho azedo, um amido modificado por processo fotoquímico, com propriedades de expansão natural. Com polvilho azedo se prepara uma série de biscoitos, doces e salgados, e o popular pão de queijo.

Outros produtos podem ser elaborados da fécula, por processos químicos e físicos. Além disso, a mandioca produz raspas, farinhas de raspas, "pellets" e álcool. Ainda, pode-se citar os produtos regionais, como o beiju, tapioca, carimã ou massa puba, tucupi e tacacá que demonstram como a mandioca é importante como base alimentar e como componente da cultura brasileira.

Alguns desses produtos são obtidos em fabricações caseiras, descontínuas, com pequeno aproveitamento. As indústrias no Brasil são de pequena e média capacidade, algumas com instalações muito bem cuidadas, outras mal instaladas, com o equipamento ampliado sem planejamento, mal dimensionado, mal distribuído e colocado em locais pouco arejados.


Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria. 
Por Equipe CPT de Redação.

 

Tecnologia e Treinamento 23-03-2010 Processamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.