Centro de Produções Técnicas

Saiba mais sobre produção de palmito de açaí

Por em 13 de fevereiro 2017 -
RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

O cultivo do açaí para produção de palmito está em evidência, com grande aceitação pelo mercado e excelente retorno financeiro para o produtorgrey Saiba mais sobre produção de palmito de açaí

Com nome científico Euterpe oleracea Mart., o açaizeiro produz um fruto saboroso e nutritivo, preferido dos atletas, que precisam repor energia. Trata-se de uma palmeira tropical perene, originária da Amazônia. Na verdade, não apenas os frutos são consumidos, como também o palmito de açaí, com alta carga nutricional. Inclusive, a palmeira de açaí abrange 90% da produção nacional de palmito.  

O cultivo de açaí para produção de palmito está em alta

“Atualmente o cultivo do açaí para produção de palmito está em evidência, com grande aceitação pelo mercado e excelente retorno financeiro para o produtor”, afirmam Ismael de Souza Rosa e Maria das Graças C. P. Costa Silva, professores do Curso a Distância CPT Produção de Palmito de Açaí, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

O açaizeiro é típico de clima tropical quente e úmido

Como a palmeira é típica de regiões com clima tropical quente e úmido, o açaizeiro se desenvolve muito bem em temperaturas entre 26 e 31,5°C e umidade relativa do ar entre 71 e 91%. É fundamental que a temperatura média anual esteja acima de 18°C, com índice pluviométrico de 1500 mm por ano. Abaixo desse valor, é imprescindível adotar um sistema de irrigação eficiente.

A palmeira de açaí se adapta bem a diversos tipos de solo

O açaizeiro se adapta bem a diversos tipos de solo – argiloso, arenoargiloso e latossolo amarelo (ou vermelho amarelado).  Ele pode ser plantado em várzeas, igapós e em solos não inundáveis, mas ainda assim continua produtivo. Entretanto, o solo ideal para cultivo de palmito de açaí deve apresentar boa carga de matéria orgânica.

A colheita pode ser realizada quando o caule apresentar 7 cm de diâmetro

Em geral, os produtores de palmito de açaí usam uma técnica bastante simples para averiguar o ponto de colheita. Eles medem o diâmetro do caule da palmeira a cerca de 1,20 m do solo. A medida do troco deve ter, pelo menos, 7 cm de diâmetro. Dessa forma, colhe-se um palmito mais tenro e macio, perfeito para o consumo.

O rendimento de palmito por planta é de aproximadamente 200 gramas

Para colheitas realizadas em palmeiras com 7 a 10 centímetros de diâmetro (caule), o rendimento será em torno de 200 gramas/planta. Em geral, plantas com essas dimensões têm cerca de 5 anos de idade. A produtividade da planta também deve considerar o tipo de solo – o latossolo vermelho amarelado é um dos mais propícios para o cultivo de palmito de açaí.

Fontes: Embrapa e Cursos CPT.  

grey Saiba mais sobre produção de palmito de açaí

Equipe de Redação Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas, Viçosa - MG

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Assinar Newsletter Grátis

Sugerir Matéria

Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Vídeos + Vistos

YouTube responded to TubePress with an HTTP 410 - No longer available