Aprenda a fazer separação do frango de corte pelo sexo

A sexagem ganha por oferecer frangos mais uniformes para o abate

Um dos avanços técnicos da avicultura de corte foi a possibilidade de se separar os frangos por sexo, com facilidade. Este modo de criar machos separados das fêmeas é vantajoso sob vários aspectos. Ele ganha por oferecer frangos mais uniformes para o abate.

Ganha-se no manejo, com a melhor utilização das instalações e equipamentos, e também com a utilização de rações específicas para cada sexo.

A partir de 15 dias de idade, as necessidades nutricionais das fêmeas são diferentes das dos machos. A fêmea é menos exigente em nutrientes, tendo um custo de alimentação mais baixo. Ela também completa seu desenvolvimento num tempo menor, podendo ser abatida antes do macho.

Veja abaixo dados que apresentam o peso vivo, o consumo e a conversão alimentar, segundo o sexo dos frangos com idade de 4 semanas.

Machos

Peso: 1.235 Consumo: 2.000 Conversão: 1,62

Fêmeas

Peso:1.055 Consumo:1.792 Conversão:1,70

A sexagem foi enormemente facilitada depois que os geneticistas simplificaram a tarefa, fazendo com que o empenamento das asas dos pintos de um dia seja diferente, de acordo com o sexo das aves.

Já ao nascer, as penas das asas denominadas primárias são mais longas do que as de cobertura, nas fêmeas. Por esse meio, um operador bem treinado é capaz de separar cerca de 4.000 pintos por hora, segundo o sexo. O processo é rápido e de fácil execução.

No Curso Produção de Frangos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará tudo a respeito da produção de frangos de corte, além de muitos outros cursos na área de Avicultura. Confira!

Equipe de Redação 28-10-2011 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.