Centro de Produções Técnicas

Conteúdo da Equipe de redação do Tecnologia e Treinamento

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

32 comentários para “Codorna Chinesa – como criar”

  1. Francisco Gustavo Sousa Soares

    Iniciei uma criação de codornas e queria aprender mais sobre os cuidados e manejos.

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá Francisco Gustavo Sousa,
      Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A criação de codornas é uma ótima oportunidade de negócio para quem deseja ter sucesso no setor agropecuário, pois são animais de fácil manejo e com ótimos resultados produtivos. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o curso que irá atender às suas necessidades.
      Atenciosamente,
      Ana Carolina dos Santos

  2. William Rodrigues

    Bom dia! Comprei um casal de mini codornas. Mais até agora ela não botou. Estou alimentando com ração de codorna comum. Estou dando a ração certa ? Obrigado

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Bom dia William Rodrigues,
      A ração que está dando é adequada. Talvez, a falta de postura de ovos esteja relacionada a idade das aves, geralmente, as codornas começam a botar ovos a partir da 17ª semana de idade. Outro motivo, pode ser em relação a sexagem das aves, você tem garantias que te venderam um casal de mini codornas?
      Agradecemos pelo contato

  3. Edvaldo Gomes Farias

    Bom dia estou pensando em criar codornas chinesas junto com codornas normais pois meu espaço no viveiro e muito grande corre risco de haver cruzamento entre elas ??

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Bom dia Edvaldo,
      Se você deixar as duas no mesmo local, corre o risco sim, de ocorrer o cruzamento entre elas. Aconselho que utilize uma barreira física para delimitar o espaço de cada espécie. Você poderá utilizar telados ou divisórias de madeira, para separar uma espécie da outra.
      Agradecemos pelo comentário.

  4. Edvaldo Gomes Farias

    os ovos da codorna chinesa pode ser consumido assim como os ovos das codornas normais ??

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá Edvaldo Gomes Farias,
      Os ovos das codornas chinesas podem ser consumidos normalmente, eles apresentam praticamente as mesmas características dos ovos das codornas normais.
      Agradecemos pelo contato.

  5. Raphael

    o proprio macho choca o ovo da codorna chinesa ou prescisa de um incubadora?

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá Raphael,

      Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Geralmente a codornas não choca seus ovos, são em sua grande maioria chocados em chocadeira. Se o criador não pode ainda adquirir uma incubadora para chocar os ovos, uma boa opção é usar outras aves para chocar. A produtividade permanece a mesma. O criador pode usar galinhas anãs ou pombas, mas lembrando que é bem mais eficiente fazer o uso de uma chocadeira. A incubação artificial é uma das mais modernas e mais eficientes também.

      Atenciosamente,
      Ana Carolina dos Santos

  6. rafael oliveira

    vc poderia me dizer se codornas chinesas bota todo dias ?

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá Rafael,

      Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Geralmente elas costumam botar todos os dias.

      Atenciosamente,
      Ana Carolina dos Santos

  7. Helio

    Essas codornas voam?

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá Hélio,

      Elas voam baixo, assim como a galinha.

      Atenciosamente,
      Ana Carolina dos Santos

  8. Eliene

    Boa noite!
    como saber se minha codorna é macho ou femea, pois comprei no petshop o moço falou q era o casal só q os dois ta cantando uma é cinza com tipo uma coleira branca no pescoço e a femea td branca

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá Eliene,

      Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Uma grande diferença está na coloração entre machos e fêmeas. O peito e a cabeça do macho são mais marrom avermelhados, sem contar que só ele canta, a fêmea não. Há também outro fator característico, o macho solta uma espuminha do ânus quando pressionado.

      Atenciosamente,
      Ana Carolina dos Santos

  9. ANTONIO

    Tenho três codornas chinesas fêmeas e um macho. No ninho que coloquei foram postos 12 ovos e nasceram 5 filhotes, um dos quais apareceu morto. Observando, vi que as outras puxavam os filhotes que estavam debaixo das asas da mãe. Separei todos, deixando a mãe só com os filhotes e estou aguardando os próximos dias para ver o que acontece. Alguém pode me ajudar com alguma orientação? Obrigado.

    1. silvaniateixeira

      Olá, Antônio!

      Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

      Sugerimos que você acesse nossas publicações sobre Codornas, acessando o link abaixo. Elas poderão ajudá-lo no processo de criação.

      Artigos CPT sobre Criação de Codornas

      Atenciosamente,

  10. Ana Ramos

    Boa tarde,
    Tenho três cordonas fêmeas e um macho, que comprei a cerca de um mês. Ontem uma pôs o primeiro ovo em um cantinho da gaiola. Deixei ficar no local e reparei que sempre algum deles estava a guardar o ovo e o macho passou muito tempo deitado em cima dele. Hoje, resolvi colocar umas palhas e fazer um ninho para o ovo e, desde então, o macho não sai de cima e uma fêmea já foi por mais um sempre com o macho lá.

    Gostaria de saber se este comportamento é normal? E quantos ovos é que elas põem ate começarem a chocar?

    Desde já agradeço a existência do site que permite esclarecer algumas duvidas.

    Obrigada

    1. silvaniateixeira

      Olá, Ana!

      Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

      Embora um casal possa ter duas ou três posturas por ano, a fêmea não choca os ovos. Limita-se a larga-los onde os botou. Em cativeiro, a codorna não choca seus ovos, pois perde o instinto maternal, por isso, utiliza-se a galinha garni zé para chocá-los; já para as criações médias e grandes, o mais indicado é usar incubadeiras automáticas e fazer a viragem dos ovos para que não grudem nas cascas, e para as incubadoras manuais, a viragem é feita de 8 EM 8 horas, e o tempo de incubação é de dezessete dias.

      Atenciosamente,

  11. Jovânia

    Crio codornas, só não sei o que fazer para que elas choquem os ovos e nasçam os filhotes. Preciso que alguém me ensine melhor.

    1. andreaoliveira

      Bom dia, Jovânia!

      Para proceder à incubação doméstica dos ovos de codorna, o criador deve adquirir uma máquina própria para a incubação, com controle de temperatura, umidade, ventilação e, se possível, viragem automática. Estes equipamentos já estão disponíveis no mercado. Para maiores informações a respeito, sugerimos o Curso Codornas – Recria e Reprodução.

      Agradecemos a visita!
      Atenciosamente,
      Andréa Oliveira.

  12. Antiniel Lazaro

    Informações importantes sobre a choca dos ovos de codornas chinesa:
    Postei um acontecimento anterior, no qual minha codorna chinesa se deitou em sete ovos. Dos sete nasceram 03 filhotes, mas o macho, estranhando-os, tirou-os do ninho e os matou. Desta vez, dia 27.06.14, ela se deitou em 04 ovos. Deixei o macho no viveiro até o dia 11.06, pois é o macho que vira os ovos e faltando três dias para o nascimento, coloquei o macho em viveiro separado. O previsto era para os filhotes nascerem dia 13.06, nasceram no dia seguinte 12 e, por sorte, dos quatro ovos chocados nasceram três filhotinhos. A fêmea aceitou as crias e cuida delas como uma galinha choca. Hoje fazem dois dias de nascidos e os pequenos ciscam e comem ração inicial junto com a mãe. São duas fêmeas e um macho (o macho tem coleira bem acentuada).

    Espero que esta informação seja útil para vocês. Tentem mudar a informação que a fêmea não choca, ela choca sim e se tivesse como postar vídeos para vocês eu postaria.

    Atenciosamente,
    Antoniel Lázaro

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá, Antoniel!

      Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

      Com certeza, sua informação ajudará muitos criadores de codornas chinesas a terem sucesso em sua investida.

      Atenciosamente,
      Silvana Teixeira

  13. Renato Maraveli

    Boa noite. Primeiramente eu gostaria de saber o preço correto de uma Codorna Chinesa para que eu possa pesquisar um pouco mais e saber se o preço estabelecido na loja onde encontrei um casal está entre os padrões. Uso um galpão para a criação de Codornas Japônicas e Porquinhos da Índia; pesquisei um pouco e descobri que não é saudável a cruza entre Codornas de diferentes raças, por isso, gostaria de saber se há alguma possibilidade de cruza entre uma Japônica e uma Chinesa, e caso haja, se estas irão brigar uma com a outra.
    Atenciosamente,
    Renato.

    1. silvaniateixeira

      Olá, Renato!

      Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

      As codornas domésticas tiveram a sua origem nos diversos cruzamentos entre codornas selvagens realizados pelos japoneses e chineses, com os excelentes resultados
      obtidos na produção de carne e ovos. Antes de iniciar a criação, você deve fazer uma ampla pesquisa de mercado, assegurando os futuros compradores de seus produtos e conversar fartamente com os criadores já estabelecidos na região, vislumbrando os principais problemas da atividade, assim como a média de valores entre as espécies. Você deverá, também, buscar adquirir aves da mais alta qualidade, plenamente saudáveis e com grande potencial genético. Sem que este requisito seja plenamente atendido, todos os demais esforços no sentido de obter uma boa produção poderão redundar em desperdício de recursos financeiros.

      Atenciosamente,
      Silvana Teixeira

  14. ANTONIEL LÁZARO

    A CADA NOVIDADES ENVIAREI INFORMAÇÃO, SABENDO QUE A FÊMEA DEITA NOS OVOS, VAMOS VER SE VAI NASCER OS FILHOTES.

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá, Antoniel!

      Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

      Ficamos no aguardo de suas observações.

      Atenciosamente,

      Ana Carolina dos Santos

  15. ANTONIEL LÁZARO

    TENHO UM CASAL DE CODORNAS CHINESA, TIREI A RAÇÃO DE POSTURA E COMECEI A DAR RAÇÃO DE PASSAROS( SEMENTES MOIDAS), ELA PAROU DE TIRAR OVOS, COLOQUEI UMA CASCA DE CÔCO SECA E ÔCA NO VIVEIRO, O MACHO CONSTRUIU O NINHO DENTRO DO CÔCO COM AS PALHAS, ELA ACEITOU O NINHO E COLOCOU SETE OVOS, DEITOU JÁ TEM CINCO DIAS, SAINDO APENAS PARA COMER E BEBER ÁGUA NO FINAL DA TARDE E VOLTAS PARA O NIHHO, O MACHO FICA NA ENTRADA DO NINHO QUIETINHO AS VEZES PIANDO BAIXINHO COMO SE QUISERSSE CANTAR, ENTRA NO NINHO TROCA ALGUMAS PALHAS E SAI, HOJE À NOITE ELE TIROU UM OVO DO NINHO COLOCANDO BEM AFASTADO, EU PEGUEI ABRI E VI QUE NÃO ESTAVA GALADO, PERCEBENDO QUE ELES SELECIONAM OS OVOS BONS, PERCEBI TAMBEM QUE O MACHO POR FORA DO NIHHO COM O BICO COM E FEMEA DENTRO MECHE NO OVO E FICA CARCAREJANDO COMO SE ESTIVESSE COMVERSANDO COM O OVO, É MUITO INTERESSANTE, VOU ESPERAR DAQUI +OU- 15 DIAS.
    DAREI RESPOSTAS POSTERIORES.

    ATENCIOSAMENTE,
    ANTONIEL LÁZARO
    ESPERO RESPOSTAS SUAS.

    1. Revista Tecnologia e Treinamento

      Olá, Antoniel!

      Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

      Observação interessante. Estamos aguardando novidades.

      Atenciosamente,

      Ana Carolina dos Santos

    2. Luciano

      Muito legal! Lázaro! Eu estava a muito tempo buscando pessoas que criam as codornas em viveiro r de forma natural. Todos falam que não chocam. Foi bom encontrar este relato seu. Estou com muita esperança. Tenho um macho e duas fêmeas num viveiro de oito metros com muita área verde e arbustos. Coloquei elas a uns 02 meses mas ainda não botaram.

      1. Revista Tecnologia e Treinamento

        Olá Luciano,

        Ficamos felizes que nosso conteúdo tenha lhe auxiliado.

        Atenciosamente,
        Ana Carolina dos Santos

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Cursos: Avicultura

CPT - Centro de Produções Técnicas

Assinar Newsletter Grátis

Sugerir Matéria

Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Vídeos + Vistos

YouTube responded to TubePress with an HTTP 410 - No longer available