Criação de codornas - comercialização e aspectos econômicos

O criador localizado em regiões de fraca produção raramente terá problemas para escoar os seus produtos e obterá um preço justo por eles

Confira os custos médios para a implantação de uma granja de codornas

  O mercado dos produtos oriundos da coturnicultura é muito diferenciado de região para região

O criador localizado em regiões de fraca produção raramente terá problemas para escoar os seus produtos e obterá um preço justo por eles. Comercializar diretamente com o consumidor é questão que exige uma avaliação caso a caso. Seguramente, o corte do intermediário promoverá um ganho substancialmente maior na atividade. Esta é quase uma condição para os pequenos criadores. Evidentemente que o volume produzido e o potencial de absorção de produção do mercado local serão fatores que influenciarão as estratégias de comercialização.

São potenciais pontos de venda e, ou compradores: supermercados, bares, padarias e restaurantes, hotéis, bufês e salgadeiras, ferias livres e varejões. O consumo de ovos e carne de codorna tem aumentado em regiões turísticas, especialmente no litoral.

O mercado dos produtos oriundos da coturnicultura é muito diferenciado de região para região. Em locais onde a atividade é pequena ou inexistente, há mercado para comercialização do ovo no varejo com preços superiores a 300% do valor praticado no atacado de um grande centro produtor. A solução para quem está em uma região de alta produção é a exportação dos ovos in natura ou processados. Um controle rígido de qualidade e o conhecimento por parte do criador das principais características e vantagens dos produtos (carne e ovos), em relação às demais alternativas disponíveis no mercado, podem se constituir em fatores de estímulo ao consumo.

A quantidade de colesterol nos ovos de codorna ainda é motivo de dúvida para muita gente. Ovos de codorna possuem 72,7 miligramas de colesterol por grama de gordura, enquanto os ovos de galinha possuem 63,0 miligramas de colesterol por grama de gordura. Fornecem 15,8 calorias e apresentam grande riqueza vitamínica, com destaque para as vitaminas A, D, E, complexo B, além da vitamina C, inexistente em ovos de galinha.

Para fazer o processamento do ovo, lembre-se de que os ovos com mais de 3 ou 4 dias após a postura serão descascados mais facilmente, minimizando as perdas. Coloque os ovos na panela de tamanho adequado, já com a água, e a grade vazada instalada. Quando a água estiver morna, faça movimentos circulares de vai e vem na alça da grade durante 5 minutos, para que ocorra o deslocamento da gema mais para o interior e centro do ovo. Esta prática também diminuirá as perdas no descascamento e melhorará a aparência final do produto. Deixe os ovos em água fervente por 3 a 5 minutos. Faça o resfriamento com água fria e leve os ovos para a descascadora. Uma descascadora mecanizada pode ser improvisada com sucesso, utilizando-se um motor de batedeira de bolo.

A casca dos ovos de codorna é menos resistente que a dos ovos de galinha. Só não ocorre extravasamento do albume porque a membrana interna é mais espessa e resistente. Ao chegar na máquina, os ovos já terão toda a casca praticamente quebrada pela fervura e movimentação.

Os ovos descascados serão novamente lavados em água potável e finalmente envasados nos recipientes adequados. A salmoura será preparada utilizando-se 30 gramas de sal e 5 gramas de ácido cítrico comercial (adquirido em farmácias), por litro de água (recomendação do Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas). Os ovos devem ficar totalmente embebidos na salmoura. Todo o procedimento deve transcorrer na mais completa higiene, nunca utilizando as mãos para manipular os ovos já descascados. A água utilizada para preparar a salmoura deve ser filtrada e preferencialmente fervida. Nestas condições, os ovos podem permanecer até 30 dias em geladeira. Para uso semanal, apenas o sal é suficiente para conservação em geladeira.

Aspectos econômicos

Segundo Joji Ariki e Vera Maria Barbosa Moraes, coordenadores do Curso Codornas - Recria e Reprodução, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, os custos médios para a implantação de uma granja de codornas irão variar de região para região.

 

 

Equipe de Redação 31-07-2013 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.