Criação de patos no Brasil

É uma ave resistente, de simples manejo e se adapta com facilidade aos diversos climas e regiões

Criação de patos

A criação de patos no Brasil sempre foi muito popular. Isso porque são aves rústicas, resistentes e seus ovos muito nutritivos, são bastante comercializados. E é claro que em criação de aves ornamentais eles também não podem faltar. Suas penas, que variam de cores dependendo da raça, podem ser utilizadas na confecção de objetos de adorno. Assim como matrizes e reprodutores são vendidos por bons preços em feiras ou exposição de aves.

O pato é uma ave anseriforme, da família dos anatídeos. Todas as raças de pato domésticos, conhecido cientificamente como Anas platyrhynchos descendem do pato selvagem, originário da América do Sul. Nas criações destinadas ao abate, a raça preferida pelos produtores é a crioula, que se divide em quatro tipos de cores: branca, preta, azulada e cinza. No entanto, ela pode perfeitamente servir às criações destinadas ao ornamento.

E independente das cores, os patos domésticos são facilmente caracterizados por possuírem a cabeça grande e a coroa coberta de penas deitadas, que podem se levantar formando um topete quando o macho fica irritado. A lateral da cabeça é coberta por uma espécie de verruga, chamada também de carúnculas. Seu corpo é comprido e largo, apresentando o peito cheio e redondo, pescoço e bico curtos, este último com a ponta virada para baixo. Possui ainda asas grandes. Fortes e com muita pena. O pato crioulo é mais pesado que seu antecessor selvagem. Quando se aproxima de um ano de idade para de crescer e continua a ganhar peso. Um macho adulto pode atingir o peso de 4,5 quilos, enquanto as fêmeas alcançam cerca de 3,5 quilos.

Mas há ainda outras raças de patos que podem ser criados em cativeiro. Entretanto são espécies selvagens que vivem em diversas regiões do país, principalmente no Pantanal Mato-grossense. Para que uma criação de patos selvagens dê bons resultados reprodutivos, o criador deverá construir as instalações imitando, ao máximo, o ambiente natural em que vive o animal. Nesse caso, é necessário cortar as penas de uma das asas de cada ave para que não fujam para a natureza.

O CPT - Centro de Produções Técnicas, oferece vários cursos na área de Avicultura que ensinarão como iniciar uma criação, como ter cuidados com os filhotes, além de reprodução e alimentação das aves. Confira!

Equipe de Redação 20-09-2011 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.