Aprenda a criar marrecos

 

Você sabia que a carne de marreco tem excelente aprovação no mercado?

Produção de marrecos  

O marreco de Pequim é uma ave de alta rusticidade, de fácil criação, que apresenta rápido crescimento e produção de carne de ótima qualidade. Ele tem esse nome por ser originário de Pequim, na China.

No Brasil a criação iniciou na década de 50 e de 60, tendo uma predominância, ainda hoje, na região Sul, onde veio substituir o consumo da carne do pato de Moscou, por apresentar uma carne muito mais tenra e deliciosa e coloração mais clara amarelada.

A criação de marrecos pode ser realizada em três fases. A fase inicial, que vai do primeiro dia até, aproximadamente, o 21º dia. A fase de crescimento, do 21º até o 40º e a fase final ou fase de engorda, do 40º dia até o momento do abate que, normalmente, é feito no 50º dia, quando o animal apresenta em torno de 2,8 kg.

Uma modalidade de engorda bastante praticada pelos produtores de marreco é o consórcio, que pode ser feito marreco-arrozeira-peixe, marreco-peixe ou simplesmente marreco-arrozeira. O marreco apresenta características muito peculiares. Com sete dias de vida já não necessita de instalações especiais, sendo necessário somente um local coberto para proteção da ração. Além disso, engorda rapidamente, e a carne tem ótimo sabor.

O curso "Criação de Marrecos", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta detalhadamente os métodos de manejo necessários para as três fases de criação dessa ave. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da equipe técnica da FUNPIVI - Fundação de Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí, e do professor Dálcio Ricardo de Andrade da UENF - Universidade Estadual Norte Fluminense.

http://www.youtube.com/watch?v=1lPVFUURrMQ

Marconi Vieira 09-04-2010 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.