Manejo da alimentação de frango e galinha caipira

Saiba o que é necessário para formular rações na propriedade

 

Para o fornecimento de ração para frango e galinha caipira, é preciso saber inicialmente o tamanho da área de pastagem destinada a cada ave. Calcula-se que, para uma criação em que sejam fornecidos 50% de consumo, é necessário que haja uma área de 4,0 a 5,0m2 de pasto por ave; no caso de fornecer 80% de consumo, será necessário apenas de 3,0 a 4,0m2. Um frango com até 60 dias de idade consome em média 6kg de ração em sistema de confinamento.

A alimentação voltada para a produção de carne ou de ovos deve atender às necessidades de manutenção e de produção das aves. Em geral, toma-se por base o fornecimento de ração balanceada, que é em torno de 70% do que as aves consumiriam caso fossem alimentadas somente com ração. Com a ração balanceada, as aves rapidamente ganham peso e aumentam a produção de ovos, obtendo o máximo de aproveitamento do seu potencial de crescimento.

É possível a utilização da ração no sistema caipira. Mas, é preciso que ela seja balanceada a fim de atender às exigências nutricionais de cada fase da criação. Por isso, é tão difícil apresentar uma fórmula pronta e acabada.

Saiba o que é necessário para formular rações na propriedade

Em primeiro lugar, é importante conhecer:

  • as exigências nutricionais das aves;
  • as tabelas de composição química dos ingredientes;
  • os fatores econômicos envolvidos.

Os principais ingredientes utilizados na fabricação de rações são:

=> Fontes energéticas: milho, sorgo, triguilho, triticale, quirera de arroz, farelo de trigo, óleo degomado de soja, gordura animal, raspa de mandioca e farelo de arroz.

=> Fontes proteicas: Origem vegetal : farelo de soja, farelo de algodão, farelo de amendoim, farelo de girassol, farelo de glúten, levedura de álcool, farelo de canola e soja integral processada.

=> Fontes minerais: calcário calcítico, farinha de ossos calcinada, fosfato bicálcico, sal comum e fosfato monoamônico.

=> Micronutrientes: mistura de minerais e vitaminas (premix).

As tabelas abaixo apresentam os valores de exigências nutricionais que deverão ser consideradas no cálculo das rações balanceadas para corte e postura respectivamente. Lembre-se de que elas são apenas uma referência, pois cada linhagem tem suas exigências específicas.

Valores de exigência nutricional para frango de corte

Valores de exigência nutricional para poedeiras

De acordo com Luiz Fernando Teixeira Albino, coordenador do Curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, todas as rações devem ser complementadas com sal mineral e vitaminas, e, se necessário, com DL-Metionina para atender às exigências das diferentes categorias de aves.

Equipe de Redação 10-08-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.